Educação para o Pensar estimula o pensamento crítico

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Alunos são estimulados a refletir, num contexto lúdico, sobre condutas e valoresAlunos são estimulados a refletir, num contexto lúdico, sobre condutas e valores
Alunos são estimulados a refletir, num contexto lúdico, sobre condutas e valores

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A Educação para o Pensar é uma postura pedagógica adotada pela Rede de Educação Notre Dame há mais de 20 anos, com o intuito de colaborar com a formação de cidadãos competentes em solucionar problemas e encontrar saídas criativas e éticas, nos diversos contextos em que vivem. Por isso, ainda durante a infância, os educandos são estimulados a refletir, num contexto lúdico, sobre condutas e valores.

Os matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus, por exemplo, têm seus estudos contextualizados pela novela filosófica “Minha história no quintal”. Escrita por Silvio Wonsovicz, a obra busca despertar neles o entendimento de que tudo tem uma história e de que cada um precisa ter consciência da sua e da responsabilidade por escrevê-la. Desse modo, o livro, ao qual foram apresentados na tarde de sexta-feira (17), estimula a reflexão acerca das decisões que cada um precisa tomar em sua vida, nas suas relações e na convivência com os outros.

Na aula inaugural da Educação para o Pensar, além do primeiro contato com a publicação, as crianças debateram, enquanto saboreavam chás e pipoca. Por isso, a atividade introdutória, denominada “Chá com Ideias”, possibilitou que elas conhecessem a história da bebida e descobrissem por que o grão estoura.

Desse modo, afirma a educadora Vivian Pessolano, a atividade demonstrou quão prazeroso pode ser o estudo da Filosofia - disciplina integrada ao currículo do segmento a fim de estimular os estudantes a desenvolverem seu pensamento crítico e sua capacidade de pensar diferente e de questionar, como justifica a docente.

Essa capacidade, contudo, começa a ser desenvolvida nas escolas da Rede ainda na Educação Infantil, quando os estudantes são estimulados a, de modo lúdico, refletir sobre valores e expressar seus sentimentos. Exemplo disso foi a atividade introdutória à disciplina de Filosofia, realizada na terça-feira (21), com os educandos matriculados no Nível II da Educação Infantil do Colégio Notre Dame. Na ocasião, reunidos no Espaço Alternativo da instituição de ensino, eles, assistiram a uma peça teatral na qual conheceram a história de Pedrinho, um menino que contou com a ajuda dos amigos animais para encontrar o bichinho de pelúcia que havia perdido.

Encenada pelas educadoras do segmento, a narrativa enfatizou a importância de valores como a amizade, a solidariedade e a partilha – temas sobre os quais as crianças vão refletir, em aulas diárias, ao longo de todo o ano letivo. Após a apresentação, cada uma das cinco turmas do segmento foi presenteada com uma caixa, na qual estava armazenado um quebra-cabeça. Unindo as peças, os estudantes identificaram, então, a representação de uma coruja - ave que representa a Educação para o Pensar.

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