Escola promove ciclo de palestras sobre Pedagogia Waldorf

Pensando em abranger um maior número de pessoas, no ano passado a direção da escola resolveu promover uma palestra sobre o tema

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A Escola Municipal de Educação Infantil Toquinho de Gente é a única escola da rede pública a desenvolver suas atividades utilizando a chamada Pedagogia Waldorf. Por isso, professores, coordenadores e diretores têm procurado a escola para saber mais sobre a metodologia, que é utilizada desde o ano 2014. Pensando em abranger um maior número de pessoas, no ano passado a direção da escola resolveu promover uma palestra sobre o tema.

O evento foi muito bem aceito pela comunidade e, por conta disso, novamente a palestrante virá a Passo Fundo para abordar o tema. Mas dessa vez serão quatro palestras ao longo do ano, num ciclo intitulado II Portas Abertas – Um olhar para a criança sob a luz da Pedagogia Waldorf. 

O primeiro encontro será na próxima terça-feira, dia 26 de março. O tema será O Mundo Mágico do Brincar Livre e acontece a partir das 19h30 na escola, que fica no antigo Seminário Carmelitas. A palestrante será Sandra Beck, especialista na Pedagogia Waldorf e uma das fundadoras da Escola Waldorf Anabá, de Florianópolis (SC). Sandra é referência na pedagogia que respeita o ritmo das crianças e revela os potenciais de cada um. 

Os ingressos, que custam R$ 25, podem ser adquiridos diretamente na Escola Municipal de Educação Infantil Toquinho de Gente, na Secretaria de Educação, no CMP Sindicato, na Biblioteca Pública Municipal, na Escola de Educação Infantil Artes e Manhas e na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo.

Escola Toquinho de Gente
A adoção da Pedagogia Waldorf pela Escola Toquinho de Gente se deu no ano de 2014 quando a direção e professores iniciaram um estudo mais aprofundado sobre o método para então implantá-lo com as crianças no ano de 2016. A escola, que atualmente atende cerca de 80 alunos, é uma das únicas escolas públicas a usar este tipo de metodologia.

O que é a Pedagogia Waldorf
“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo”. A frase é de Rudolf Steiner, desenvolvedor do método. E esse um dos preceitos que baseia a metodologia de ensino, criada em 1919. 

A Pedagogia Waldorf baseia-se numa abordagem que trata das necessidades e do desenvolvimento da criança em crescimento e do adolescente na fase de amadurecimento. Os professores Waldorf empenham-se em transformar o ensino em uma arte que eduque a criança como um todo e promovendo o fazer, o sentir e o pensar, conforme a definição da Federação das Escolas Waldorf do Brasil.

Ciclo de palestras
Dia 26 de março – O Mundo Mágico do Brincar Livre
Dia 04 de junho – A Imaginação e a Sabedoria dos Contos de Fada
Dia 03 de setembro – A Relação do Desenho Infantil com o Desenvolvimento da Criança
Dia 05 de novembro – O Momento Certo para a Alfabetização. Por que é importante saber isso?

Gostou? Compartilhe