OPINIÃO

?EURoeBarão Hirsch?EUR? - O Judeu de Quatro Irmãos

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Há exatos 110 anos os funcionários da Comissão de Terras da Colônia Erechim, trabalhavam para deixar tudo pronto para começar a receber os imigrantes-migrantes. No dia 1º de janeiro de 1910 um grupo de pioneiros, formado por 38 pessoas, chegava à sede da colônia localizada as margens do Rio dos Índios (atual Abaúna). Paralelo ao projeto de colonização do governo do Estado, oficializado em 1908, outros empreendimentos particulares de colonização foram criados. Um deles foi a Luce, Rosa & Cia Ltda., que no ano 1915 adquiriu, mapeou e passou a vender lotes rurais no Sertão do Alto Uruguai.

 

II

Em meio ao projeto de implantação da Colônia Erechim, e da Luce, Rosa & Cia Ltda., a Jewish Colonization Association adquiriu em 1909 a Fazenda Quatro Irmãos. A empresa fundada em 1891 pelo Barão Hirsh já havia adquirido terras na Argentina, e cinco anos antes a Fazenda Philippson, em Santa Maria. Dentre as propostas da Jewish Colonization Association, mais conhecida como ICA, a de prestar assistência a judeus, principalmente da Europa Oriental, onde eram perseguidos, e levados para países com melhores oportunidades.

 

III

A historiografia sobre o tema foi enriquecida em 2004, quando das comemorações do centenário da chegada dos primeiros judeus no RS. Referência sobre o tema, e também sobre a Colônia Quatro Irmãos, é o livro Imigração Judaica no RS, da historiadora Isabel Rosa Gritti, editado pela Martins Livreiro. A boa nova é que a história do Barão Hirsch vai ser o tema do novo trabalho do cineasta erechinense Osnei de Lima. O longa metragem “Barão Hirsch” - O Judeu de Quatro Irmãos será rodado em 4k e terá 115 minutos de duração. A pelicula contará com a participação especial de Andor Stern, 93 anos, único brasileiro sobrevivente de Auschwitz.

 

IV

Reconhecida simbolicamente como a capital brasileira dos judeus, a cidade de Quatro Irmãos preserva o prédio do Hospital Leopoldo Cohen, fundado em 1932, e que abriga atualmente o Memorial da Imigração Judaica. Outro espaço histórico preservado na cidade de pouco mais de mil habitantes, é o Cemitério Judaico. O novo trabalho de Osnei, diretor e produtor do filme A Verdadeira História do Come Gente e do curta Tim Lopes, para citar apenas dois, será protagonizado por grandes nomes da teledramaturgia, além de mais de mil figurantes. Sua estreia será em Israel.

Curtas:

# A assessoria de imprensa da prefeitura de Estação distribuiu na manhã de quinta-feira (03), uma nota de esclarecimento aos órgãos de comunicação social.

# No texto de 28 linhas, assinado pelo prefeito Humildes de Almeida Camargo (MDB), o contraponto aos boatos sobre os cortes de energia elétrica num dos maiores bairros da cidade.

# Além de informar que a administração não possui responsabilidade alguma no serviço de distribuição de energia realizada pela RGE aponta que pessoas se aproveitaram do pato para autopromoção.

# Os convites para a Audiência Pública sobre a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, programado para às 18h30min do próximo dia 21 de outubro, na Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, estão sendo distribuídos.

# Na audiência, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vão ser discutidas ações de investimento na área e elaboração de projetos e programas.

# Temas como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais, entre outros, vão ser debatodps durante a audiência.

# Levando em conta a importância da pauta é crível que a sala de sessões da casa legislativa localizada na esquina da Borges/Leão ficará lotada durante a audiência.

Dito & Feito:

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho (PP), estará em Getúlio Vargas na manhã desta sexta-feira. As 9h30min. no auditório Otávio Ciro Boff, do Sindicato Rural, vai ouvir as demandas da região. Uma pauta foi elaborada pelos anfitriões que querem debater acerca da nota fiscal eletrônica no meio rural, cobrança de água nas propriedades, telefonia, programa pró-etanol e incentivo à bacia leiteira.

Gostou? Compartilhe