FESTIVAL DELIVERY: Projeto ajuda a fomentar venda de restaurantes locais

Desenvolvido por empresários passo-fundenses, projeto Festival Delivery Polo Gastronômico estimula a comunidade a experimentar novos pratos e, assim, ajudar empreendimentos locais a sobreviverem aos impactos da pandemia

Por
· 2 min de leitura
Marcelo ParizziMarcelo Parizzi
Marcelo Parizzi

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Os impactos socioeconômicos da pandemia do novo coronavírus têm feito com que muitos negócios precisem se reinventar como forma de sobreviver ao período. É o caso, por exemplo, de empresas do setor gastronômico, que têm buscado alternativas para adequar o negócio às novas regras impostas para o funcionamento das atividades econômicas no município. Diante da necessidade de fortalecer o formato de tele-entrega, inserir os estabelecimentos em canais de vendas adicionais e valorizar o comércio local, empresários passo-fundenses se organizaram de forma coletiva e criaram o Festival Delivery Polo Gastronômico, que acontece de 16 a 25 de julho deste ano. O projeto, apoiado pelo Sebrae e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoio da agência GroupMy, é uma ação inédita na região.

O evento, que já está em sua segunda edição, visa estimular o consumo dos pratos elaborados pelas empresas participantes, priorizando insumos regionais, e fortalecer os negócios locais através de uma ideia inovadora que possa atrair novos clientes. No Festival Delivery Polo Gastronômico, cada empresa deve criar um prato exclusivo para o evento, que sirva duas pessoas e seja comercializado ao valor único de R$ 59,90, com tele-entrega grátis. A comercialização acontece por duas semanas, pelas redes sociais do festival, com opções para almoço e jantar. Na edição atual, que teve início nessa quinta-feira (16), 17 empresas participam, sendo 13 de Passo Fundo, três de Soledade e uma de Marau.

Uma das participantes do projeto, a chef Lisete Biazi, avalia que a ação tem sido fundamental para o fomento do setor neste momento de pandemia. “Além de ser um espaço de divulgação para os restaurantes, onde a gente mostra a nossa cara, quem participa prepara seus pratos priorizando os produtores de produtores locais. Isso é muito importante porque movimenta a economia da região. Logo na primeira edição, já notamos um retorno muito bacana. No meu caso, o que eu tive de novos clientes que vieram em função do festival é indescritível”, comenta.


Polo Gastronômico

Criado em junho deste ano, o Festival Delivery é organizado por iniciativa dos próprios empresários participantes, que integram um projeto segmentado do Sebrae, denominado Polo Gastronômico. A gestora de projetos da entidade na região Norte, Caroline Betencourt da Silva, explica que o grupo Polo Gastronômico foi formado ainda em 2015, a fim de reunir negócios do setor de alimentação fora do lar para troca de experiências, maior conhecimento em gestão, inovação e acesso a mercados. “Desde então, vêm sendo desenvolvidas uma série de atividades com os empresários participantes, agregando parceiros estratégicos, desenvolvendo consultorias e treinamentos especializado, além de ter como objetivo estimular a cooperação entre as empresas para ações em conjunto, que promovam a valorização da gastronomia local, como é o caso do Festival de Delivery”, explica.

Ainda de acordo com a gestora, o festival é inspirado em um evento semelhante promovido no município de Itajaí. “A ideia foi trazido pelos próprios empresários”, destaca. A primeira edição do Festival Delivery Polo Gastronômico aconteceu de 05 a 21 de junho, ao longo de duas semanas, contando com 19 empresas participantes. “Para as empresas, além de o Festival ser uma oportunidade de ampliar a visibilidade da marca na pandemia, foi uma oportunidade de inovar no cardápio e até mesmo na forma de atuação, como, por exemplo, empresas que atuam no almoço, testando a atuação no jantar. Para os consumidores, uma ótima oportunidade de sair da rotina e experimentar novos sabores, a um preço acessível, sem sair de casa”.

A 2ª edição do Festival Delivery Polo Gastronômico conta com a participação das seguintes empresas: The Bagual Burger, Gallu's, Grill Hall Panorâmico, Guaiaca Mole, Ukulele, La Parrilla, Lapolitália, Lisete Biazi Buffet, Oknutri, Padaria Santo Pão, Quinta do Conde, Sabor Natural, Veneza, Box 778, Padaria e Confeitaria D’Italiani, Restaurante Gênova e Colono’s Grill. O cardápio completo pode ser conferido nas redes sociais (@festivaldelivery_polo).

Gostou? Compartilhe