OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Errata
Ao contrário do que foi publicado na capa do Jornal O Nacional de ontem, a data correta da edição é 13.03.2019.

 

Marcha das Mulheres
Acontece nesta quinta-feira (14), o ato que marca um ano da morte de Marielle Franco, executada no Rio de Janeiro. A Marcha das Mulheres está marcada para às 17h30min, na Praça do Teixeirinha. De acordo com uma das organizadoras do evento e do Movimento de Mulheres Olga Benário, Mariah Teixeira, em memória de Marielle e de suas lutas, a comunidade deve se unir para reivindicar a posição das mulheres contra os retrocessos no que diz respeito aos direitos trabalhistas, como a reforma da Previdência, que afetam majoritariamente as mulheres trabalhadoras. “A ideia é sair às ruas contra esses retrocessos e também, contra a violência machista, sendo Passo Fundo uma das cidades com maiores índices de violência contra a mulher no estado. As mulheres tem mostrado que o caminho para as mudanças é a luta nas ruas”, ressalta Mariah, que também representa o Coletivo Maria, Vem com as Outras.

 

Canal Entenda Direito
Arquivos íntimos vazados, como fotos e vídeos com cena de nudez ou atos sexuais de caráter privado, são um problema da atualidade. Muitas pessoas são vítimas desta prática e ficam na dúvida de como proceder. O primeiro Entenda Direito de 2019 traz os aspectos do direito civil em torno do tema. Juridicamente, aponta o coordenador do curso de direito da IMED, professor Iuri Bolesina, podem-se adotar dois caminhos de modo simultâneo ou individual: a tutela civil ou a tutela penal. “A Civil irá buscar medidas de proteção à vítima e sua reparação, enquanto a segunda intentará punir o ofensor”, explica. O vídeo com os esclarecimentos em torno do tema estará disponível nas redes sociais da IMED nesta quinta-feira (14). 

 

Coloproctologista HC
A médica coloproctologista Ornella Cassol, membro do corpo clínico do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo participou, na última semana, da décima quarta edição do The European Crohn's and Colitis Organisation (ECCO), realizado em Copenhagen, na Dinamarca. O congresso abordou os recentes avanços diagnósticos e terapêuticos da Doença Inflamatória Intestinal. Dra. Ornella também integra o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal no Brasil - GEDIIB, que esteve presente no evento. “Este é o maior congresso de Doença Inflamatória Intestinal do mundo contou com a presença de muitos brasileiros, incluindo boa parte do GEDIIB.” destacou a especialista. No próximo ano o evento será realizado em Vienna, na Áustria.

 

 

Dia Mundial do Rim
No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, hospital referência em Nefrologia, uma Feira de Saúde será realizada nesta quinta-feira (14), Dia Mundial do Rim, das 10h às 14h, na Rua Teixeira Soares, 808, Portaria de Visitas. A feira disponibilizará à comunidade informações sobre a doença renal crônica, orientações farmacológicas, aferição de pressão arterial, medição da glicose e orientações nutricionais, com profissionais da Residência Multiprofissional Integrada e Serviço de Terapia Renal Substitutiva do HSVP. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Nefrologia, realiza diversas atividades de orientação e prevenção. Neste ano, a campanha tem como tema “Saúde dos rins para todos” e o objetivo é ressaltar a importância da saúde renal e conscientizar as pessoas sobre a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC).

 

Cursos Senac I
O Senac Passo Fundo está com inscrições abertas para o curso deInformática Fundamental Office e Mobile para os interessados em adquirir conhecimento para utilizar o computador com eficácia. As aulas iniciam no dia 6 de abril e acontecem aos sábados, das 8h às 12h. O curso, com duração de 60 horas, vai proporcionar os conhecimentos necessários para a criação e formatação de textos com o Word, montagem de planilhas eletrônicas no Excel, produção de apresentações no PowerPoint e realização de pesquisas e comunicação por meio da internet e do celular. Para participar, é necessário ter idade mínima de 14 anos e Ensino Fundamental completo. Matrículas podem ser feitas pelo site?www.senacrs.com.br/passofundo ou presencialmente no Senac Passo Fundo, localizado na avenida Sete de Setembro, 1045. Mais informações pelo telefone (54) 33134599.

 

Cursos Senac II
O Senac também está ofertando o curso de Técnicas de Maquiagem. As aulas iniciam no dia 20 de março e acontecem nas quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. O curso tem por objetivo qualificar profissionais para trabalhar na aplicação de diferentes técnicas de maquiagem, respeitando as características faciais do cliente, considerando as necessidades dele e as tendências da moda. Os participantes devem ter Ensino Fundamental completo até o 5° ano e idade mínima de 16 anos. Matrículas podem ser feitas pelo site?www.senacrs.com.br/passofundo ou presencialmente no Senac Passo Fundo, localizado na av. Sete de Setembro, 1045. Mais informações pelo telefone (54) 3313-4599.


HSVP
Na manhã da terça-feira (12), aconteceu no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, a 21ª edição do Marcas de Quem Decide, promovido em parceria entre o Jornal do Comércio e a Qualidata. O Marcas de Quem Decide é uma pesquisa consolidada que aponta as empresas mais lembradas e preferidas pelos gaúchos em 72 setores. Mais uma vez, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo figurou a lista, na categoria Hospital. Os dados obtidos a partir de 348 entrevistas com gestores em 47 municípios gaúchos, apontaram o HSVP como 5º hospital na lembrança dos gaúchos. O resultado reafirma o compromisso diário do HSVP com o cuidado à saúde das pessoas e demonstra que a segurança, responsabilidade e humanização aplicadas em cada gesto, deixam boas lembranças por quem passa pelo hospital.

 

Clube Caixeiral
A diretoria do Clube Caixeiral Campestre participou na tarde de 27 de fevereiro de uma reunião com o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo. O encontro aconteceu no Gabinete da Prefeitura, onde também estavam presentes o vice-prefeito João Pedro Nunes e a secretária Ana. Representando o Clube Caixeiral, participaram da reunião o presidente Márcio Simoni, o vice-presidente Felipe Merkel, o 2º Tesoureiro Voner Luis Signor, o 1° Secretário Noeran Paulo Lima e os Conselheiros Jair Calheirão e Jair Euclésio. Na oportunidade, Márcio apresentou as perspectivas para as próximas melhorias e reformas da entidade.

Gostou? Compartilhe