OPINIÃO

Fontes em Off - 04/04/2014

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Ônibus
A partir da próxima segunda-feira, dia 7 de abril, a Coleurb iniciará a operação de uma nova linha, denominada Linha 32: Nossa Senhora Aparecida - São Cristóvão II. A linha será realizada em caráter experimental durante 90 dias e, posteriormente a avaliação do período, poderá ser implementada. A nova linha atenderá os bairros Jardim América, Nossa Senhora Aparecida, Cesar Santos, São Cristóvão II, além da comunidade de Santo Antão. O atendimento será de segunda a sábado, sem modificação de horários. Não haverá atendimento nos domingos e feriados.

Plenária

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) realiza neste sábado, 5 de abril, Plenária Regional em Passo Fundo, às 12h, na Sede da Associação dos Professores da FUPF (BR 285, Km 171). Na pauta do encontro, a avaliação do processo de negociação salarial deste ano, propostas apresentadas pelo Sindicato Patronal e definição de novas iniciativas de mobilização. Estão sendo realizadas 13 plenárias em todo o estado.

Jergs I
As escolas inscritas para participar dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), receberam nesta quinta-feira, os kits do material esportivo. A entrega aconteceu no final da manhã, no gabinete da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, em Passo Fundo, e contou com a presença de representantes de seis escolas dos municípios de Passo Fundo, Ciríaco e Tapejara. O kit é composto de duas bolas de futsal, de futebol de campo, de vôlei e um conjunto completo para tênis de mesa. Segundo o organizador do Jergs na região, professor Marco Aurélio, na edição deste ano, a competição será disputada nas seguintes modalidades: futsal, futebol de campo, basquete, atletismo, vôlei, handebol, xadrez, tênis de mesa e orientação.

Jergs II
Os jogos acontecem nas categorias mirim, 2003 e 2004 (10 e 11 anos), infantil 2002 e 2001 (12 a 14 anos), e juvenil 1999, 1998 e 1997 (15 a 17 anos), tanto no masculino como no feminino. O início da fase municipal da competição está marcado para o dia 23 de abril, e vai contar com a participação de 28 escolas, das 32 existentes nas redes municipal e estadual em Passo Fundo.

Sincomércio

O Sindicato do Comércio Varejista de Passo Fundo realizou na noite de 31 de março a Assembleia Geral Ordinária para Prestação de Contas, Balanço Financeiro e Patrimonial, na sede do sindicato, conforme previsto em edital publicado em 26 de março de 2014.
No qual foi analisado e aprovado pelo conselho fiscal da entidade.

Moradores I

Nesta quinta-feira (3), aconteceu o encontro do prefeito com a Associação de Moradores do bairro Santa Maria, que foi representada pelo presidente da entidade, Nelson Feula e comissão de moradores. “Viemos solicitar algumas melhorias para o bairro. Já tivemos muitas conquistas nesta administração, agora, temos questões pontuais na iluminação e pavimentação em algumas ruas. Saímos satisfeitos como prazo para o atendimento”, festejou Feula.

Moradores II
As reuniões promovidas com as associações têm sempre a participação dos secretários das pastas que são elencadas no momento da solicitação da audiência. Já foram atendidas mais de 50 entidades comunitárias nesse processo de reuniões implementado pela atual gestão. As demandas de soluções imediatas são prontamente colocadas no cronograma para serem realizadas e as complexas, que demandam um estudo, são identificadas para posteriormente serem atendidas.

Saúde bucal
Os alunos do II nível da Escola de Odontologia da Imed estão desenvolvendo uma série de atividades lúdicas para incentivar a escovação dos dentes em crianças do 1º ao 4º ano. A atividade é realizada na disciplina de Ciências Sociais em Saúde II, ministrada pela professora Vanessa Sebben junto à Escola Estadual Monte Castelo. A atividade será desenvolvida durante todo o semestre, com ações realizadas uma vez por mês. “Nesta primeira ação os alunos criaram uma televisão com materiais recicláveis, onde montaram as historinhas falando da importância da escovação após as refeições, principalmente após a ingestão de doces”, conta. Ao término da atividade, as crianças realizam o lanche oferecido pela escola e após o lanche os alunos da IMED realizam a escovação, doando para cada criança uma escova de dente, que fica na escola para ser utilizada durante todos os dias.

Indústria I
O crescimento de 4% na atividade da indústria gaúcha em fevereiro, em comparação com janeiro, não chega a caracterizar um revigoramento do setor no Rio Grande do Sul, aponta o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), divulgado pela FIERGS nesta quinta-feira (3). “Não há um indicativo de mudança no cenário, e o resultado positivo nem representa uma tendência. Parte reflete uma recuperação, após um fim de ano muito fraco, quando a atividade caiu 3,7% nos dois últimos meses de 2013”, alerta o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller, ao comentar o levantamento.

Indústria II
Um dos fatores que favoreceu esta melhora foi o calendário: diferentemente de outros anos, em 2014 o Carnaval não caiu em fevereiro. Com mais dois dias úteis no mês, a indústria produziu melhor. As pesquisas de  março e abril, porém, devem revelar uma nova desaceleração, influenciadas pelos feriadões (Carnaval e Páscoa). “Portanto, não há um quadro definido de crescimento e, sim, de muita moderação”, reforça o presidente da FIERGS.

 

Gostou? Compartilhe