OPINIÃO

Fontes em OFF - 15/08/2014

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Eleição
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) realiza eleição dos seus novos gestores nos dias 9 e 10 de setembro para escolha do próximo reitor(a) e vice. Duas chapas concorrem no pleito. Na chapa 1, o candidato a reitor é o atual gestor, Fernando Guaragna, acompanhado pelo pró-reitor de Ensino, Leonardo Beroldt. Pela chapa 2, concorrem a diretora da Região 4 da Uergs, Arisa Araújo da Luz, para o cargo de reitora, e a diretora da Região 2, Eliane Kolchinski, ao cargo de vice-reitora. Os candidatos são eleitos por meio de voto direto, para um mandato com duração de quatro anos, podendo haver uma reeleição. O novo mandato terá início em novembro deste ano. No dia da eleição, todas as unidades terão urnas que receberão os votos dos alunos, professores e funcionários, com igual peso.  

CNH Social
Candidatos que se inscreveram para o programa CNH Social e não foram sorteados terão uma segunda oportunidade. O Detran/RS realiza novo sorteio para as 459 vagas que não foram preenchidas na primeira chamada, por desistência ou inadequação aos critérios exigidos. Serão 209 vagas para primeira habilitação (28 para negros); 77 vagas para adição de categoria (11 para negros) e 173 vagas para mudança de categoria, sendo 153 para categoria D e 20 para categoria E. Serão dois sorteios. O primeiro, para reserva de vagas, acontece em 28 de agosto, e o segundo, para processo seletivo geral, no dia 1 de setembro. A lista final dos classificados será divulgada em 2 de setembro. Os candidatos selecionados nessa segunda chamada devem se encaminhar ao CFC onde fizeram a inscrição, no período entre 02 e 19 de setembro, para abrir o processo de habilitação, conforme o serviço e a categoria escolhidos.

GSI
O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, recebeu nesta quarta-feira (13), a visita de diretores da Multinacional GSI, que confirmaram a instalação de uma nova unidade da empresa no município. A GSI, empresa de armazenagem da multinacional de máquinas e equipamentos agrícolas AGCO, funcionará na antiga fábrica do Bertol, localizada na saída para Ernestina. “Comemoramos a vinda da GSI e não mediremos esforços para, dentro do possível, auxiliar e ajudar a empresa a se consolidar e ser nossa parceira no desenvolvimento econômico de Passo Fundo”, disse Luciano. A nova unidade, que em seu início operará com 30 funcionários, deverá ser um centro logístico, com montagem, preparação, embalagem e expedição de produtos para toda a América do Sul. Ela será instalada na antiga fábrica da Bertol. após os trâmites burocráticos, liberação ambiental e instalação de sistemas de informática. Segundo o diretor-geral da GSI, Piero Abbondi, é o maior investimento da empresa na América do Sul (R$ 18 milhões).

Aprendizes
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), realizou uma reunião de aproximação e diálogo com o objetivo de esclarecer a questão das cotas de aprendizagem e a inserção dos aprendizes, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da SEMCAS e do Ministério do Trabalho e Emprego. Foram convidados dirigentes de 32 empresas, o Sistemas (Senat, Senac, Senai), SINE, CIEE e Aprendiz Cidadão, além de outras entidades representativas da comissão municipal do PETI.

Veteranos
Os passo-fundenses recebem o jogo dos Veteranos do Gaúcho e 14 de julho e Veteranos do Grêmio neste sábado (16), às 15h30min, no Estádio Vermelhão da Serra. Com apoio da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Desporto e Cultura (SEDEC), a entrada para ver a competição é 1 kg de alimento não-perecível. A doação será destinada ao Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC). Também, haverá sorteio de duas camisetas do Grêmio, duas do Internacional, duas do Passo Fundo e duas do Gaúcho. Antes do jogo, o público confere a partida da segunda fase da 1ª Divisão, com Ipiranga e Boca Junior, às 14h.

Cursos
A UPF Idiomas segue com o período de matrículas e rematrículas abertas até esta sexta-feira (15) para turmas no Campus I e no Campus III. Os interessados devem dirigir-se à secretaria da escola de idiomas, situada na Avenida Brasil, 743 – Centro, para efetivar a inscrição. Os cursos ofertados estão divididos em grupos. Do Grupo 1, as inscrições estão abertas para Alemão, Espanhol, Inglês, Francês e Japonês, com os níveis básico, intermediário, avançado, conversação e aulas particulares. Para crianças e adolescentes a partir de 8 anos, a UPF Idiomas oferece o curso de Inglês Children, Kids e Teens; o Grupo 2 apresenta os cursos de Libras nos níveis básico e conversação, Cultura e Culinária Japonesa com aulas temáticas, e o curso de Português para estrangeiros; já no Grupo 3, os cursos são de Italiano básico, intermediário, e avançado.

Xadrez
Neste domingo (17), a cidade será sede do Torneio Aberto de Xadrez, organizado pelo Passo Fundo Xadrez Clube. Com apoio da Prefeitura de Passo Fundo, a disputa será realizada no Salão de Atos do Colégio Marista Conceição, que também apoia o evento. As categorias são divididas em: Sub-10 (nascidos após 2004), Sub-14 (nascidos 2000 até 2003) e Sub-18 (nascidos 1996 até 1999). No critério de desempate, serão utilizados os seguintes requisitos: Bucholz; Buchoz mediano; Sonnenborn-berg; e Progressivo. As inscrições são gratuitas e limitadas, com 64 participantes, e podem ser feitas pelo e-mail faldobil@yahoo.com.br (lembrete: comunicar a data de nascimento). Informações pelo telefone (54) 9919-1613.

Gostou? Compartilhe