Morre padre Elydo Alcides Guareschi

Ele estava internado desde dezembro do ano passado no HSVP

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Morreu na madrugada desta terça-feira, aos 83 anos o padre Elydo Alcides Guareschi. Ele estava internado desde dezembro do ano passado no Hospital São Vicente de Paulo.  O Padre Guareschi foi reitor da Universidade de Passo Fundo entre 1982 e 1998, diretor da Rádio Planalto e Secretário municipal.

O velório ocorre a partir das 9h, no Salão de Atos da Faculdade de Direito, Campus I. Ao meio-dia, o corpo será transladado para Colorado, sua cidade natal, e será velado na Paróquia São João Batista. O sepultamento será no mesmo município. 

Biografia
Elydo Alcides Guareschi nasceu em 26 de fevereiro de 1931, em Colorado (RS), filho de Guerino Guareschi e Oliva Pasinatto Guareschi. Iniciou os estudos primários em Linha Coati. Os ensinos fundamental e médio foram concluídos no Seminário Menor em Santa Maria (RS). No Seminário Central de Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, cursou Filosofia e Teologia. É formado também em Direito. Em 1957 trabalhou como professor da Faculdade de Filosofia da UPF. No ano seguinte tornou-se professor da Escola Normal Osvaldo Cruz e do Ginásio Osvaldo Cruz. Em 1961, foi diretor da Faculdade de Filosofia e em 1966, nomeado cônego do Cabido Diocesano e Juiz do Tribunal Eclesiástico Regional. No ano de 1969, foi eleito vice-reitor da UPF e em 1982, reitor, tendo sido reeleito em 1985 e em 1990, permanecendo no cargo até 1998. No ano seguinte participou do Colégio de Consultores e tornou-se coordenador do Tribunal Eclesiástico. Foi secretário da Educação de Passo Fundo no período de 2005 a 2008 e presidiu a Organização do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano. Recebeu os títulos de Educador Emérito, outorgado pelo Governo do Estado do RS e Cidadão Passo-Fundense, além de Doutor Honoris Causa pela UPF.

Gostou? Compartilhe