OPINIÃO

Mulheres que jamais poderão ser esquecidas II

Por
· 1 min de leitura
Alice Sana Costi Alice Sana Costi
Alice Sana Costi

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

- Na semana dedicada a mulher, publicamos oito delas, dignas de todas  serem lembradas para sempre pelo que representaram para a cidade. Sentimos que muitas ficaram de fora e estamos hoje com a segunda edição. Alice Sana Costi é autora de uma obra social que marcou Passo Fundo para o país inteiro. A nossa eficiente APAE, que completará,  45 anos de profícua existência em junho próximo. Com 365 usuários com deficiências físicas- mentais, é uma entidade modelar.
 
- Graças ao esforço, persistência e inquebrável espírito de luta, o Brasil tornou-se referência mundial na área da literatura. Tudo isto devemos à liderança de Tânia K. Rössing que ficará, para sempre, nas páginas de nossa história como Capital Brasileira da Literatura, através das memoráveis "Jornadas Internacionais da Literatura. "
 
- A fase de ouro de nossas entidades sociais, teve na figura  marcante de Djanira Lângaro a liderança insuperável. Rainha do Clube Comercial em l938, como a foto nos mostra,  a mais eficiente primeira-dama da entidade, foi ainda Major da Cruz Vermelha Brasileira, como vemos na montagem que publicamos agora.
 
- Ela foi exemplo de professora, escritora, historiadora e atuante militante política. Delma Rosendo Ghen, ex-presidente e valorosa integrante de nossa Academia Passo-fundense de Letras, que vemos, com suas 3 filhas e um dos netos.
 
- Usando do seu dinamismo, inclinação para as lutas sociais, Helena Annes Salton foi, até hoje, a maior primeira-dama de nosso Município, como esposa do prefeito Wolmar Salton em suas duas gestões. Creches, asilos, escolas, muitas foram por ela criadas e inauguradas. A vemos vibrante numa concentração de mulheres na sede do velho PTB.
 
- As primeiras religiosas a aportarem em Passo Fundo, vindas da Alemanha, as Irmãs de Notre Dame, marcaram gerações várias com uma educação que até hoje perdura. Uma teve um destaque especial, pois conduziu várias gerações, e por mais tempo foi a dirigente máxima da escola. Irmã Gregoriê, que há pouco nos deixou e que vemos, cercada de outras religiosas.
 
- Ela até hoje, apesar da avançada idade, continua batalhando em prol dos mais necessitados, onde a miséria impera. Criou uma entidade inteiramente voltada aos necessitados e a lidera até agora com muito empenho e carinho. Eloisa Goelzer de Almeida, ficará, para sempre, na história de nossa cidade e dos seus filhos os mais pobres.
 
- Uma alfabetizadora que marcou gerações e ficou , para todos, imortalizada, pelo carinho, dedicação e amor ao seu trabalho no Instituto Educacional. Lourdes Silva Pithan tem seu nome marcado no canteiro do boqueirão, bem próximo ao colégio em que viveu os melhores momentos de sua vida.
 

 

Gostou? Compartilhe