Passo Fundo registra dia mais frio do ano

Temperatura mínima chegou a -2,3°C e a paisagem amanheceu coberta pela geada

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Nessa terça-feira, a paisagem de diversas cidades gaúchas amanheceu tomada por uma grossa camada branca – ao contrário do que muitos esperavam, não foi a neve que modificou a paisagem, e sim uma geada de forte intensidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 27 municípios do Rio Grande do Sul registraram o dia mais frio do ano na terça-feira, e em 19 deles as temperaturas ficaram abaixo de 0°C.

Entre estes municípios, está Passo Fundo, em que a temperatura mínima chegou a -2,3°C e a máxima não passou dos 8°C durante o dia. Apesar da intensidade, essa não é a temperatura mais baixa já registrada no município neste período, de acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio. Em julho de 2000, a mínima chegou a -3,5°C, sendo esta a temperatura mais baixa dos últimos 37 anos. Em julho de 2009, a mínima também ficou um pouco abaixo da registrada neste ano: -2,8°C.

Na região Norte, Erechim, Soledade e Serafina Corrêa também registraram temperaturas negativas, no entanto, foi na Serra que os termômetros marcaram a temperatura mais baixa de todo o Estado: São José dos Ausentes registrou -4°C.  Segundo Sampaio, ainda é cedo para dizer, mas os prognósticos indicam a incidência de mais uma onda de frio semelhante em agosto. “Essa massa de origem polar que está atuando agora começa a perder força na quinta-feira à tarde, então as temperaturas vão se elevar gradativamente, mas nessa quarta-feira ainda teremos temperatura mínima negativa, de -1°C, e geada forte ao amanhecer”.

Previsão para os próximos dias

A geada continua até a sexta-feira, embora com menor intensidade. Na quinta-feira, as temperaturas devem ficar entre 4°C e 18°C. Na sexta-feira, a temperatura mínima eleva-se para 7°C e a máxima para 20°C. No sábado e no domingo, as mínimas ficam entre 10°C e 11°C e as máximas entre 22°C e 24°C. Na segunda e na terça-feira, as mínimas devem ficar em 12°C e as máximas em 25°C. Até lá, não há previsão de chuva, o que indica que o mês deve encerrar sem cumprir a média estimada de precipitação – até o momento, Passo Fundo registrou 22mm de chuva, enquanto a média histórica é de 162mm.

Confira abaixo a galeria de fotos enviadas por nossos leitores.

Gostou? Compartilhe