OPINIÃO

Ponto de vista

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Dois dias após a Constituição Cidadã completar 30 anos os 147,3 milhões de eleitores foram chamados mais uma vez a exercer o direito do voto. No quinto dia do mês de outubro de 1988, quando o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães, e os demais membros do Congresso assinaram a Carta Magna, a sétima na história do Brasil, José Sarney era o inquilino do Palácio do Planalto, guindado ao cargo via Colégio Eleitoral na carona de Tancredo Neves.

 

II

Como ocorreu nas mais de 32 mil Zonas Eleitorais distribuídas em todo o território nacional, os inscritos na 70ª Zona Eleitoral foram às urnas no domingo (07). Foram 1.490 votos brancos e nulos para presidente nos municípios de Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Sertão e Floriano Peixoto. O melhor desempenho de Jair Bolsonaro (PSL) se deu em Ipiranga do Sul com 70,25% dos votos e o pior em Floriano Peixoto, aonde obteve 42,19%. Inversamente Fernando Haddad (PT), que disputa com o candidato do PSL o segundo teve seu melhor desempenho em Floriano Peixoto, alcançando 43,77% dos votos, e o pior em Ipiranga do Sul com apenas 13,20%.

 

III

Os dois candidatos ao Piratini que estão no segundo turno também foram os mais votados na 70ª Zona Eleitoral. Eduardo Leite (PSDB) recebeu 44,71% dos votos em Getúlio Vargas e o menor desempenho em Floriano Peixoto, 26,33%. Já o governador José Ivo Sartori (MDB) que busca a reeleição foi o preferido de 48,71% dos eleitores de Sertão, e no município de Erebango apenas 24,20%. Ainda na majoritária Luiz Carlos Heinze (PP), eleito para o Senado obteve 29,86% dos votos em Getúlio Vargas e apenas 16,30% no município de Floriano Peixoto. Reeleito para o senado o melhor desempenho nos seis municípios obtidos por Paulo Paim (PT) foi em Floriano Peixoto, com 23,50%, e o menor índice em Ipiranga do Sul, 9,30%.

 

Curtas:

# Mais de 170 candidatos a Assembleia Legislativa receberam votos no município Getúlio Vargas no dia 07 de outubro.

# O campeão foi Gilberto Capoani (MDB), com 1.152 votos seguidos por Paparico Bacchi (PR) com 793, reeleito e eleito respectivamente para a legislatura 2019 – 2022.

# Em Getúlio Vargas foram 931 votos brancos e 1.193 nulos para deputado estadual.

# Para a Câmara dos Deputados os eleitores locais digitaram e confirmaram o voto para mais de 250 candidatos, boa parte abaixo de três votos.

# Para a Câmara Federal Rodinei Candeia (PP) ponteou com 1.333 votos, seguido de Paulo Polis (MDB) com 1.003.

# Os nulos para deputado federal no município de Getúlio Vargas totalizaram 909 votos e 628 foram brancos.

# O ex. prefeito de Erechim ficou na segunda suplência e desde a manhã de segunda-feira (08) trabalha para a reeleição de José Ivo Sartori (MDB).

# Ex. vereador e prefeito da maior cidade do Alto Uruguai em dois mandatos pelo PT, Polis abriu seu voto ao candidato Jair Bolsonaro (PSL).

# Ele acredita que se Sartori for reeleito pelos menos três deputados federais poderão ser chamados para o primeiro escalão.

# Estreante o Procurador do Estado do RS Rodinei Candeia recebeu 23.839 votos, 65.870 a menos do que Jerônimo Goergen o quarto e último da bancada progressista a ser eleito. 

# Dos eleitores do município aptos a votar 81,35% compareceram as urnas e 18,65% não, índice superior à eleição de 2016.

 

Dito & Feito:

Com 166.747 votos, o tenente-coronel Luciano Zucco (PSL), de 44 anos, foi o candidato a deputado estadual mais votado do RS.. Filho de um sargento da Brigada Militar e de uma professora, é natural de Alegrete e tem 26 anos de serviço militar. Na 70ª Zona Eleitoral obteve 299 votos. . 

Gostou? Compartilhe