Programação celebra Mês da Consciência Negra

A programação acontece no Campus III da UPF.

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Palestras, apresentações culturais e um jantar baile estão no calendário do  Mês da Consciência Negra em Passo Fundo. Elaborada pela Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial, em parceria com UPF, Instituto Federal Sul Rio-grandense (Ifsul), coordenadorias da juventude e da mulher, a programação iniciou dia 3 de novembro e segue até a primeira semana de dezembro.

Para o dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, a Secretaria Municipal de Educação (SME), elaborou uma programação especial. Pela manhã, a partir das 8h30min, haverá uma palestra sobre marcos políticos e legais da educação indígena. Logo após, o debate terá com tema a formação de professores e materiais didáticos na perspectiva intercultural. Na parte da tarde acontece a apresentação do grupo Alforria de Passo Fundo,  e outras duas palestras. Uma delas sobre educação para as relações étnico-racial. Educação do campo  e quilombola. A programação acontece no Campus III da UPF.

Coordenador da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial, Júlio César Fonseca Carvalho, afirma que a entidade foi criada há quatro anos com a intenção de estabelecer uma relação entre  os movimentos sociais e a prefeitura e encaminhar as políticas públicas para os negros. Sobre a incidência de denúncias de racismo em Passo Fundo, ele afirma que na maioria das vezes, os casos são qualificados como injúria no momento do registro do Boletim de Ocorrência ou durante o andamento do processo. “A ação de racismo acaba sendo desqualificada” afirma.

Gostou? Compartilhe