Projeto Amigos da Pele retoma atividades

As crianças assistidas pela entidade receberam informações sobre a importância de se proteger da radiação solar e medidas de fotoproteção

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A primeira ação do projeto Amigos da Pele, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), realizada com a comunidade ocorreu no dia 1º de abril, na ONG Amor, em Passo Fundo. As crianças assistidas pela entidade receberam informações sobre a importância de se proteger da radiação solar e medidas de fotoproteção. 

No encontro, realizado na sede da ONG, na vila Annes, as integrantes do projeto de extensão, as acadêmicas do curso de Medicina Gabriela Spessato, Georgia Chichelero e Raiana Lavratti, abordaram o assunto fotoproteção. As cerca de 15 crianças, com faixa etária entre 8 e 14 anos, que participaram da ação, foram orientadas através de atividades lúdicas sobre os riscos de uma exposição solar sem a proteção adequada, sobre a importância de se proteger da radiação solar e sobre as medidas de fotoproteção, como uso de protetores solar, bonés, óculos, roupas apropriadas e horários mais adequados para a exposição solar. A ONG recebe crianças em vulnerabilidade social e é mantida por meio de doações, não sendo caracterizada uma instituição que recebe auxilio do governo. 

O projeto 
O Grupo Amigos da Pele, projeto de extensão da Faculdade de Medicina (FM), foi criado no ano de 2015 pela dermatologista e professora do curso de Medicina Karen Schons. O projeto tem por objetivo divulgar informações sobre fotoproteção (nome dado ao conjunto de medidas relacionadas à proteção ao sol).

Neste ano, o grupo conta com mais uma colaboradora, a professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a farmacêutica Dra. Fabiana Tonial. O grupo está integrado por oito alunos voluntários e um bolsista, todos do curso de Medicina. O treinamento dos acadêmicos iniciou em março.

O projeto também está disponível para atender convites de escolas, associações de moradores, equipes de Saúde da Família e quaisquer outros grupos da cidade de Passo Fundo que desejam orientações sobre medidas de fotoproteção e prevenção ao câncer de pele. Informações na página do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/amigosdapele).

Gostou? Compartilhe