Projeto busca fomentar e qualificar a cultura na região

Circuito Cultural UPF foi apresentado nesta quarta-feira, dia 22/08, a contadores e representantes da imprensa

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Toda a comunidade está convidada a ser parceira de um projeto que pretende estimular e qualificar ainda mais a cultura na região. Trata-se do Circuito Cultural UPF, apresentado a contadores e representantes da imprensa nesta quarta-feira, dia 22 de agosto. A iniciativa, aprovada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura do Ministério da Cultura, permite o abatimento do Imposto de Renda da pessoa física ou jurídica, no valor integral das doações realizadas. A intenção é subsidiar o desenvolvimento de práticas e formações artístico-culturais, incentivando e ampliando a inclusão social das comunidades, em especial, daquelas de maior vulnerabilidade social.

O projeto vai funcionar da seguinte maneira: as pessoas físicas que fazem declaração completa poderão deduzir do imposto de renda devido os valores efetivamente despendidos até o limite de 6% e as pessoas jurídicas, tributadas com base no lucro real, poderão deduzir, a título de incentivo fiscal, 4% do imposto devido, sem o adicional. Dessa maneira o imposto de renda poderá ser revertido em projetos sociais que desenvolverão oficinas e apresentações de danças, música vocal, música instrumental, expressão corporal e técnicas artísticas, mediados pelos grupos artísticos da instituição, que são: Núcleo Suzuki, Coral, Grupo Étnico, Orquestra de Câmara, Grupo de Dança, Grupo de Percussão, Musicografia Braile e Música Brasileira e Jazz.

O reitor José Carlos Carles de Souza enfatizou durante o lançamento que Passo Fundo é um município que tem forte ligação com a cultura em vários momentos e espaços. “Sabemos que não é possível trabalhar com cultura sem recursos, por isso, estamos propondo que todos os cidadãos e empresas sejam nossos parceiros nesse projeto”, afirmou. O reitor esclareceu que os recursos arrecadados e administrados pela UPF serão utilizados somente para manter os grupos culturais fortalecidos e desenvolver iniciativas de destaque no cenário cultural da comunidade.

A pasta responsável pelo encaminhamento e execução do projeto é a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. A vice-reitora Bernadete Dalmolin também destacou a importância do momento. “Os grupos culturais há vários anos já desenvolvem um trabalho junto aos acadêmicos e comunidade. Agora buscamos envolver outros sujeitos por meio de ações educativas e oficinas”, reiterou. A professora lembrou que cada um que destinar parte do seu imposto para ampliar possibilidades junto aos jovens na região estará exercendo a cidadania de uma maneira mais ampla e consciente. A vice-reitora de Graduação Neusa Henriques Rocha e o presidente do Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contabilistas de Passo Fundo Ricardo Chiodelli também participaram do lançamento do projeto. O Núcleo Suzuki de Violinos abrilhantou o evento.

Ações em mais de 30 municípios
O representante do projeto na UPF professor Rodrigo da Luz lembrou que a ideia do Circuito Cultural nasceu em 2011 e, a partir deste ano, com a aprovação, houve o encaminhamento efetivo do projeto, visando captar recursos. Conforme ele, as atividades a serem desenvolvidas devem beneficiar 36 municípios da região de abrangência da UPF. Já o auditor fiscal da Receita Federal Marlon Moraes pontuou que quanto mais pessoas tomarem consciência sobre a possibilidade de participação, mais projetos e pessoas poderão ser beneficiados localmente, já que inevitavelmente haveria pagamento dos tributos à União.

Como é feita a doação?

O valor da doação deve ser realizado como depósito identificado (CPF ou CNPJ) em conta específica, autorizada pelo Ministério da Cultura a receber os incentivos fiscais.
Conta para depósito
Banco do Brasil
Agência: 92-2
Conta corrente: 28.826-8
CNPJ da FUPF – 92.034.321/0001-25

Confira todas as informações sobre o projeto acessando o site
http://www.upf.br/circuitocultural.

Gostou? Compartilhe