Romaria de Nossa Senhora Aparecida espera 200 mil fiéis

Melhorias estão sendo feitas no Santuário de Nossa Senhora Aparecida para receber os romeiros no dia 13 de outubro

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A segunda maior romaria do Brasil em homenagem a Nossa Senhora Aparecida será realizada no segundo domingo (13) do mês de outubro. A equipe de coordenação da festa está trabalhando para oferecer toda estrutura necessária para atender os milhares de fiéis. O lema da 33ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida é: “Com a Mãe Maria, vivemos nossa fé em missão”. Entre as principais melhorias no Santuário neste ano é o local de embarque dos coletivos urbanos que farão o transporte dos romeiros.

A festa para homenagear a padroeira do Brasil inicia no sábado (12) com a procissão dos motociclistas, taxistas, cavaleiros e ciclistas. Eles também levarão a imagem de Nossa Senhora da Catedral até o Santuário. Haverá missa crioula na parte da manhã. No domingo (13), acontece a tradicional Romaria. Uma missa será realizada na Catedral às 7h e a saída dos romeiros está prevista para às 8h. O trajeto até o santuário é de sete quilômetros.

De acordo com um dos coordenadores da festa, padre Renato Biasi, estão sendo realizadas melhorias na iluminação, no queimador de velas e principalmente no ponto de embarque dos coletivos urbanos, onde a Prefeitura de Passo Fundo realiza a pavimentação de duas pistas de aproximadamente 100 metros cada uma em frente ao Santuário. “A estação de ônibus na frente do Santuário está sendo melhorada para ficar mais fácil e acessível”, disse o padre.

O lema da romaria enfatiza a importância da fé e das missões. “O lema faz referência ao ano da fé proclamado pelo Papa Emérito Bento XVI em comemoração aos 50 anos do Concílio Vaticano II. Motiva a vivência, a renovação e a proclamação da Fé. E missão porque o ano de 2013 é o ano das Santas Missões Populares”, explicou Biasi.

“Quanto mais trabalho, mais quero trabalhar por ela”
O coordenador das obras da romaria, Paulo Lacourt, trabalha voluntariamente há 16 anos em prol da festa de Nossa Senhora Aparecida. A cura de um problema de saúde levou Lacourt a se dedicar aos trabalhos em prol da santa. “Estava desenganado com um sério problema de saúde. Fiz uma promessa e recebi a cura. Quanto mais trabalho, mais quero trabalhar por ela”, declarou Lacourt.

Logística
Durante a Romaria no domingo, o trânsito será coordenado pela Polícia Rodoviária Estadual e Guarda Municipal de Trânsito. Os fiéis ocuparão a pista da esquerda, sentido Catedral/ Santuário. Uma pista será liberada para os veículos. Haverá estacionamento com capacidade para 300 ônibus e 10 mil veículos. A saída será pelos fundos do Santuário em direção ao bairro Santa Marta. Os pontos de ônibus serão em frente ao Santuário.

Estrutura
Serão disponibilizados ao longo do trajeto cerca de 80 banheiros químicos. Serão 25 pontos de sonorização ao longo do trajeto. A segurança será feita pela Brigada Militar e empresa contratada. Também haverá uma equipe de enfermagem e ambulância.

Alimentação
Haverá churrasco ao meio-dia no valor de R$30,00. O espeto é de 2 kg. Serão 8 mil kg de carne. Também terá arroz carreteiro, pão com linguiça, pastéis e salada a preços populares. Tortas e doces também farão parte do cardápio. A equipe deverá preparar em torno de 4 mil cucas. Não haverá comercialização de bebidas alcoólicas.

Programação:

Sábado (12/10)
- 8h30: Início da procissão dos cavaleiros, motociclistas, taxistas e ciclistas. Saída da Catedral.
- 10h30: Missa crioula
- 12h: Almoço
- 15h30: Procissão ao redor do Santuário.
- 16h: Missa

Domingo (13/10)
- 7h: Missa na Catedral (centro de Passo Fundo/RS)
- 7h: Missa no Santuário de Aparecida (Rodovia RST 153)
- 8h: Saída da procissão na Catedral de Passo Fundo
- 12h: Almoço
- 10h 30: Missa campal no Santuário de Aparecida
- 14h30: Bênção final

Gostou? Compartilhe