Serviço de emissão de Carteira de Trabalho é retomado

O atendimento estava suspenso temporariamente há cerca de um mês devido a terceira fase de implantação do sistema online de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

Por
· 2 min de leitura
A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento gratuito, que habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal e garante direitos sociaisA Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento gratuito, que habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal e garante direitos sociais
A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento gratuito, que habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal e garante direitos sociais

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O serviço de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), na Agência FGTAS/Sine de Passo Fundo, foi retomado nesta quarta-feira, 22. O serviço estava suspenso desde o dia 18 de maio, devido a terceira fase de implantação do novo sistema, que ainda apresenta instabilidade. A previsão é que o sistema se estabilize depois do dia 10 de julho, quando termina a implantação do sistema online no Brasil. Para evitar transtornos à população, a direção da FGTAS solicita aos trabalhadores que busquem informações junto as Agências FGTAS/Sine sobre o funcionamento do sistema de encaminhamento da CTPS.
A nova versão (Web 3.0) consiste em um Sistema Online de Carteira de Trabalho, que realiza a verificação com a base de dados da Receita Federal e dos Correios. Com a mudança, os trabalhadores terão os dados validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, serão orientados a retificá-los. “Estamos há mais de um mês sem o serviço. Voltamos a atender nesta quarta-feira, mas o sistema ainda está lento. Pedimos um pouco de paciência para as pessoas. Só temos um guichê autorizado pelo Ministério do Trabalho para fazer a confecção da carteira”, salientou o coordenador da Agência FGTAS/Sine de Passo Fundo, Sérgio Ferrari.
O FGTAS/Sine de Passo Fundo costuma encaminhar diariamente cerca de 30 carteiras de trabalho. No período de férias escolares, esse número costuma dobrar. “Muitos estudantes costumam fazer a sua carteira de trabalho neste período e, de uma média de 30 carteiras diariamente, já teve dias que foram encaminhadas 60 carteiras”, revelou Ferrari.
A emissão do documento é responsabilidade da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, com prazo de entrega de até quinze dias úteis. Para encaminhar o documento, as unidades utilizam um kit composto por leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica. Os kits tornam mais rápida a coleta de dados e a realização de fotografia na hora do atendimento, beneficiando o trabalhador.
O coordenador do FGTAS/Sine ressalta que alguns cidadãos solicitam a confecção da carteira, mas não retiram no prazo. “Pedimos que as pessoas tenham mais respeito com o dinheiro público. Estas carteiras são encaminhadas gratuitamente, mas é dinheiro que vem dos nossos impostos. Temos um número expressivo de carteiras que não foram retiradas. Existe documentos que estão no FGTAS/Sine desde 2010”, observa Ferrari.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento gratuito, que habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal, garantindo direitos sociais como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e auxílio maternidade, entre outros benefícios da Previdência Social. A relação de documentos exigidos para encaminhar a Carteira de Trabalho está disponível no site da FGTAS (www.fgtas.rs.gov.br), no menu Serviços e Informações, Trabalhador.
A agência FGTAS/Sine de Passo Fundo funciona das 8h às 17h e está localizada na Avenida Brasil Leste, 631. Informações pelos telefones (54) 3313-2733 ou (54) 3317-2789.

Gostou? Compartilhe