Serviço inédito de farmácia móvel no Brasil lançado em Passo Fundo

Programa Farmácia Mais Perto, que tem o objetivo de facilitar o acesso dos passo-fundenses aos medicamentos

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Prefeitura de Passo Fundo lança serviço inédito de farmácia móvel no Brasil

O décimo sétimo programa do governo municipal marca um projeto inovador para Passo Fundo. O Programa Farmácia Mais Perto, que tem o objetivo de facilitar o acesso dos passo-fundenses aos medicamentos, é a primeira iniciativa entre todos os estados brasileiros a oferecer uma farmácia móvel pública para a população.

O lançamento do programa foi realizado no Bairro Jardim América, na manhã dessa terça-feira (7), com atendimento aos moradores. Para o representante da Associação de Moradores do Bairro Jardim América, Gabriel Fagundes, o programa é importante para cuidar das pessoas. “É um orgulho para nossa comunidade receber este ato da Farmácia Mais Perto. Quem pensa no povo, pensa em Passo Fundo. Agradecemos ao prefeito por isso”, disse.

A garantia da qualidade do serviço ao usuário amplia o acesso da população aos medicamentos da lista básica e também servirá de base de dados para gestão agregar os resultados e necessidades da rede de saúde como um todo. Os medicamentos da Farmácia Mais Perto são todos aqueles dispostos  nas farmácias do município que se encontram na lista básica. O investimento para aquisição do veículo adaptado para receber a farmácia móvel vem de recursos próprios do município.

O prefeito Luciano Azevedo reitera a preocupação da administração em sempre fazer mais pela cidade. “Este é um momento de felicidade pela inauguração do Programa Farmácia Mais Perto, que levará medicamentos para a população que não tem acesso. São ações assim que ficam e permanecem. Agradeço a toda a equipe que se empenhou para concretizar o programa”, ressaltou o prefeito Luciano, que também citou os investimentos que estão sendo feitos em diferentes pontos da cidade.

Farmácia Mais Perto, saúde mais perto
Com coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, o programa é voltado para as pessoas que moram em locais distantes de farmácias, CAIS (Centro de Assistência Integral à Saúde) e ESFs (Estratégia Saúde da Família). Desta forma, o Farmácia Mais Perto passa a atender aos moradores de segunda a quinta-feira, abrangendo dois bairros por dia, um no turno da manhã e outro no turno da tarde. Na sexta-feira, o veículo receberá manutenção para rodar nos demais dias da semana.

Para a execução do programa, um farmacêutico acompanha a realização do processo para orientar e  reduzir o uso incorreto de medicamentos. De acordo com o cronograma, 40 locais serão visitados na cidade ao mês. A comunidade do interior também será atendida uma vez ao mês.

“O programa terá um calendário fixo, a cada 30 dias a unidade móvel reinicia o cronograma. Como a receita tem validade para 30 dias, o morador não fica sem o remédio. Todos os passo-fundenses poderão participar do programa, desde que tenham prescrição do medicamento”, explicou o sectário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.

O cronograma será divulgado no site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br) e nos veículos de comunicação. Mais informações pelo telefone (54) 3316-1000.

Como funciona o cronograma?
O cronograma é fixo e dividido nas quatro semanas do mês. Para saber onde a Farmácia Mais Perto estará, é preciso consultar qual é a semana do mês e o dia da semana. Por exemplo, nessa nesta terça-feira (7) é a segunda semana de abril. Assim, o cidadão deve olhar o quadro da segunda semana de abril e o dia relativo.

Gostou? Compartilhe