SISBI é debatido durante encontro

O sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal ?EUR" SISBI, foi pauta de reunião que contou com o vereador Saul Spinelli

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Vereador Saul Spinelli (PSB) esteve reunido na tarde de ontem, com os secretários da Inovação Edison Nunes e do Interior Antônio Bortolotti, além dos empresários da indústria de embutidos Maurício da Costa e Mauri do Carmo, também com o presidente da associação dos veterinários do Planalto Médio Mauro Moreira. A pauta debatida foi: “o sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal – SISBI”. Decorrente de uma reivindicação dos empresários. O SISBI pretende, garantir uma equivalência nos sistemas de inspeção, garantindo a oferta de alimentos com mesmo grau de inocuidade, assegurando a saúde do consumidor, independentemente do sistema de inspeção.


A adequação, ou adesão ao SISBI depende de uma série de investimentos dos municípios e estados, a fim de descentralizar os procedimentos de inspeção sanitária. Às indústrias cabe a adequação sanitária a moldes que garantam a inocuidade, sem, no entanto, atender obrigatoriamente aos requisitos previstos na legislação federal, no que se refere a instalações.


O foco do trabalho passa a ser o produto, desde sua obtenção como matéria prima até o produto final, garantindo o atendimento aos requisitos sanitários e legais. Se Estado, município e indústria obtém a equivalência, o produto poderá, então, ultrapassar as fronteiras dos municípios e estados, podendo ser comercializado em todo o território nacional.


O município que já tem aprovado o SIM (serviço de Inspeção Municipal) fez o pedido junto a secretaria estadual de agricultura para o credenciamento ao SISBI. Foi definido na reunião uma agenda na secretaria de agricultura para tratar da agilização desta demanda, que para Mauri do Carmo vai garantir o aumento de vendas e novos postos de trabalho. O vereador Spinelli destaca que a prefeitura tem dado uma atenção especial para toda a adequação do município à legislação federal e, assim como o SIM, o SISBI será a garantia de novos negócios aos produtores locais.

Gostou? Compartilhe