Santuário de Nossa Senhora Aparecida permanecerá fechado no domingo e feriado

Como alternativas, os romeiros podem aproveitar a programação virtual da Romaria e escolher dias alternativos para fazer suas visitas ao santuário

Por
· 1 min de leitura
Gerson Lopes/ ON Gerson Lopes/ ON
Gerson Lopes/ ON
Você prefere ouvir essa matéria?

O final de semana se aproxima e, para mais de 100 mil fiéis na cidade, o segundo domingo de outubro representa um momento único no ano. É nesse período que ocorre a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que está completando a 40ª edição. Contudo, devido a pandemia do novo coronavírus, a Arquidiocese de Passo Fundo cancelou, ainda em setembro, o evento presencial. Em substituição, será realizada uma programação especial, transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese.

Desde o dia 2 de outubro, ocorre a transmissão de uma novena online, pelo período da manhã, que segue este sábado (10). A novena conta com a temática ‘Aparecida mãe que cuida da vida’ e, de acordo com o padre e reitor do santuário, Eberson Fontana, “estamos cada dia falando sobre um elemento de cuidado com a vida, que é importante, especialmente considerando o tempo de pandemia”, comenta.

No domingo (11), a proposta da Igreja é que cada fiel participe, na medida do possível, em suas comunidades, sem comparecer presencialmente ao santuário. Já no dia 12, ocorrerão várias celebrações ao longo do dia. A principal delas, a Missa de Nossa Senhora Aparecida, terá início às 10h e também não conta com a presença de público. Além da veiculação nas redes sociais da Arquidiocese, a celebração também terá transmissão em rádios parceiras.

Conforme Eberson, a recomendação aos fiéis é de não comparecer presencialmente nos dias 11 e 12. “O fiel que tem a prática de fazer sua caminhada, pode fazer, mas em outro dia. A orientação é procurar dias alternativos”, ressalta. Inclusive, tanto no domingo, como na segunda-feira, haverá policiamento no local, com um bloqueio total do acesso. Junto a isso, será feita uma fiscalização para que também não haja ambulantes nos arredores.

Gostou? Compartilhe