Campanha “Gaúcho Doador” incentiva doação de sangue

Entidades podem participar encaminhando doadores

Por
· 2 min de leitura
Campanha visa incentivo à doação de sangue (Foto: Assessoria de Imprensa HSVP)Campanha visa incentivo à doação de sangue (Foto: Assessoria de Imprensa HSVP)
Campanha visa incentivo à doação de sangue (Foto: Assessoria de Imprensa HSVP)
Você prefere ouvir essa matéria?

O sangue é insubstituível e fundamental em cirurgias, transplantes, transfusões, intervenções de complexidade, como nos casos de acidentes, e pode beneficiar pessoas de qualquer faixa etária. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é referência em doação de sangue na América Latina, Caribe, África e Europa, cerca de 1,6% dos brasileiros são doadores de sangue, isso corresponde 16 pessoas a cada mil habitantes, sendo que pela Organização Mundial de Saúde o indicado é no mínimo 1%.

Com o intuito de aumentar o número de doações de sangue e conscientizar sobre essa causa, o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, lançou no mês tradicionalista a campanha “Gaúcho Doador: Doe sangue, mostre o teu valor!”, uma parceria com a 7° Região Tradicionalista, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Academia Passo-Fundense de Letras e projeto de Extensão ComSaúde da Universidade de Passo Fundo (UPF). 

A primeira ação da campanha já foi encerrada no último dia 16, que tratava de um concurso de poesia tradicionalista com o tema “Doação de Sangue”. Segue ativa a outra iniciativa da campanha que é o desafio “Parceiro Amigo”, onde entidades podem se mobilizar para que grupos de pessoas venham ao hospital doar. Aquela que mais trouxer doadores até a Hemoterapia do HSVP ganhará o troféu Parceiro Amigo, que será entregue no dia 25 de novembro, onde se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue.


Você também pode doar

A doação é um ato 100% voluntário, 450 ml de sangue doado é capaz de beneficiar quatro vidas. Algumas das exigências para se tornar um doador é ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar alimentado, não ingerir alimentos gordurosos antes do procedimento, ter tido uma boa noite de sono e apresentar um documento com foto. 

É necessário também fazer uma pausa entre uma doação e outra. Os homens podem doar de dois em dois meses e as mulheres de três em três. A quantidade retirada não passa de 450 ml, e essa quantia é reposta no organismo no período de um dia. O tempo médio para realizar todo o procedimento é de 40 minutos, passando pelo registro do doador, triagem clínica e triagem sorológica. 

Após a doação, alguns cuidados são necessários, como não consumir bebidas alcoólicas ou cigarros, não realizar grandes esforços, além de aumentar a ingestão de líquidos. Doar sangue é um ato de amor feito com segurança, todos que quiserem e puderem doar sangue, podem se dirigir até o Serviço de Hemoterapia do HSVP. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia. A Hemoterapia está localizada na rua 15 de Novembro, 485, 5° andar, no prédio da Radioterapia. A Hemoterapia segue todos os protocolos de higienização em relação à Covid-19, e o ideal é que as doações sejam agendadas através do telefone (54) 3316-4087.

Mais informações sobre a doação de sangue podem ser obtidas através do Chatbot do Serviço de Hemoterapia, basta acessar o Google Assistente, falar “ok, Google” e em seguida a frase “Falar com Hemoterapia HSVP”, aí é só tirar as suas dúvidas. 

Para interagir com a campanha nas redes sociais você pode vir pilchado e tirar uma foto, marcar o HSVP e usar a hashtag #GaúchoDoador, assim poderá incentivar outras pessoas a abraçarem essa causa.


Gostou? Compartilhe