Passo Fundo possui maior acervo bibliográfico físico e virtual do Norte do RS

São mais de 450 mil exemplares físicos de livros e periódicos. E em tempos digitais, o público pode contar ainda com três bibliotecas virtuais, com mais de 200 mil títulos

Por
· 6 min de leitura
A Rede de Bibliotecas da UPF disponibiliza três bibliotecas virtuais e nove bibliotecas físicas (Fotos: Assessoria UPF)A Rede de Bibliotecas da UPF disponibiliza três bibliotecas virtuais e nove bibliotecas físicas (Fotos: Assessoria UPF)
A Rede de Bibliotecas da UPF disponibiliza três bibliotecas virtuais e nove bibliotecas físicas (Fotos: Assessoria UPF)
Você prefere ouvir essa matéria?

Uma universidade precisa oferecer conhecimento qualificado, diversificado e acessível à sua comunidade acadêmica. E isso também se faz por meio de um acervo como o da Rede de Bibliotecas da Universidade de Passo Fundo (UPF). São mais de 450 mil exemplares físicos de livros e periódicos. E em tempos digitais, a Universidade também está preparada. São três bibliotecas virtuais, com mais de 200 mil títulos.

Além disso, a UPF tem parceria com o Portal de Periódicos Capes, com conteúdo científico internacional, que viabiliza acesso ao que há de mais atual no campo da pesquisa. A Universidade também disponibiliza as bases de dados UpToDate, com fontes de informação na área da saúde, a Revista dos Tribunais On-line, voltada para a área do Direito, e a JSTOR – Artes e Ciências, que abrange as áreas de História, Negócios, Economia, Ciências Políticas e Sociologia. O acervo não é o único diferencial, a Rede de Bibliotecas oferece ainda diversos serviços e oficinas ao público.

A Rede de Bibliotecas abrange nove bibliotecas físicas: Biblioteca Central (Campus I); UPF Idiomas (Campus I); Centro de Documentação do Livro Didático (Campus I); Biblioteca Biomédica (Campus II); e as da estrutura multicampi (Sarandi, Soledade, Lagoa Vermelha, Casca, Carazinho).


“Num mundo em que o livro deixasse de existir, eu não gostaria de viver”

Essa frase de José Ephim Mindlin (1914 – 2010), Doutor Honoris Causa da UPF, foi escolhida pelo vice-reitor de Graduação da UPF, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, para contextualizar a importância desse acervo existente na Universidade. “Essa frase expressa não só um sentimento sobre a importância dos livros na formação pessoal desse escritor e bibliófilo, mas também, e fundamentalmente, a importância da literatura e das bibliotecas, como espaços culturais, na formação de um povo. A Universidade de Passo Fundo, coloca esse imenso acervo, construído ao longo das últimas cinco décadas, à disposição da comunidade regional. Nossos estudantes podem, através da nossa rede de bibliotecas, acessar desde obras clássicas e raras até o que há de mais recente (acervo físico e virtual) no mercado editorial”, destaca o vice-reitor.

Para Casagranda, a biblioteca é, e sempre será, o mais importante laboratório de uma instituição de ensino. “Por isso, longe de ser um grande depósito de livros, as bibliotecas da UPF, ganham forma e ganham vida com a presença constante da comunidade acadêmica. Afinal, a biblioteca é, antes de qualquer coisa, um espaço de vivência e convivência com a tradição, com a cultura e com o universo das mais diversas profissões”, afirma.



Biblioteca faz a diferença no contexto universitário

A biblioteca é um setor de grande relevância e faz toda a diferença em uma Universidade. Conforme a supervisora de Acervos Multimídias da Rede de Bibliotecas, Laíde Cristina Mühl, ela exerce um papel importante na medida em que atua como mediadora e facilitadora do processo de ensino aprendizagem. “A biblioteca presta serviços de informação à comunidade acadêmica e em geral, através de acervos bibliográficos, tecnologias virtuais e espaços culturais de convivência, contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão”, destaca Laíde.


Mudanças na forma de aprender e buscar informações

Com as novas tecnologias de informação e a diversidade de recursos informacionais disponíveis, houve uma visível mudança na forma de aprender, em que a facilidade de encontrar múltiplas respostas para qualquer tema implica diretamente na qualidade e na relevância da pesquisa.

Laíde ressalta que observando tais mudanças, e procurando construir novas práticas que sustentem sua relação com os acadêmicos, a biblioteca busca capacitar seus usuários. “O objetivo é prepará-los para a utilização dos recursos informacionais disponibilizados pela rede da UPF, potencializando o uso de acervos e serviços e qualificando a formação acadêmica dos alunos, proporcionando maior autonomia de pesquisa ao usuário. Tais práticas buscam consolidar a biblioteca como um espaço de aprendizagem”, salienta a supervisora de Acervos Multimídias.


Acervo virtual e seu papel em tempos digitais

A Rede de Bibliotecas disponibiliza três bibliotecas virtuais: Minha Biblioteca; EBSCO eBooks; e Biblioteca Virtual Pearson. As bibliotecas virtuais possibilitam acesso a mais de 200 mil títulos de livros. No último ano, foram realizados quase 88 mil acessos, com mais de 2 milhões de páginas visualizadas.

As bibliotecas virtuais contam com conteúdo na íntegra e têm atualização permanente para novas edições e lançamentos. “Além do grande número de acervo, ressaltamos a facilidade de acesso a esses materiais, pois os livros podem ser acessados em computadores, smartphones, tablets, etc. Como o acesso é ilimitado, o aluno pode acessar as bibliotecas virtuais 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ler quando e onde precisar, sem as limitações da biblioteca física”, garante Laíde.

Outra vantagem na utilização dos acervos virtuais é a interatividade e os recursos que estão disponíveis. Nesses ambientes é possível criar listas de estudo por área de interesse ou conhecimento, interagir com outros usuários, acessar dicas de leitura, criar cartões de estudo e metas de leitura, fazer anotações e destaques no próprio texto, criar marcações, entre outros.

Além de todos esses recursos, caso o aluno tenha interesse em alguma parte do texto ou capítulo do livro, ele mesmo pode realizar a impressão desse conteúdo, de forma gratuita nas bibliotecas Minha Biblioteca e Ebsco, e através de cotas na Biblioteca Virtual Pearson.

Para acessar às bibliotecas virtuais acesse www.upf.br/biblioteca, no link Acervo Virtual.


Acervo físico conta com mais de 450 mil exemplares

O acervo físico é composto por livros técnicos, literários, coleções de periódicos, entre outros. A comunidade externa também pode usufruir de todo o acervo, por meio de consulta local.

- Livros: 300.940 exemplares impressos

- Periódicos: 152.242 exemplares impressos


Reestruturação dos espaços da Biblioteca Central

Os espaços da Biblioteca Central foram reorganizados, proporcionando ambientes acolhedores, dinâmicos e atrativos que possibilitam maior interação entre os usuários, com novas bancadas para consulta ao acervo.


Portal de Periódicos Capes: acesso à produção científica

A UPF oferece ainda acesso ao Portal de Periódicos da Capes, que disponibiliza o que há de mais atual na produção científica internacional. Estão disponíveis, via acesso remoto, textos completos de milhares de periódicos científicos, além de teses e dissertações, em todas as áreas do conhecimento.

A Universidade tem acesso a 135 bases de dados de acesso restrito, com textos completos, além de 340 bases de acesso aberto (referenciais, texto completo), totalizando 475 coleções. O acesso ao Portal, na Instituição, está em crescimento. No último ano, foram quase 330 mil acessos. “O Portal de Periódicos Capes é um importante instrumento de apoio à produção científica, e contribui de forma relevante para o fortalecimento da pesquisa institucional”, afirma a supervisora de Acervos Multimídias.

Acesse o Portal de Periódicos Capes em upf.br/biblioteca/acervo-virtual, no link Bases de Dados. Confira neste mesmo endereço outras bases de dados, como a UpToDate (informação na área da saúde), e a Revista dos Tribunais On-line (informações na área do Direito), e a JSTOR – Artes e Ciências.


Oficinas de capacitação

Além de disponibilizar acervos atualizados, a biblioteca procura, por meio de oficinas, capacitar a comunidade acadêmica na busca por informações, auxiliando o usuário a discernir quais são as fontes de informação relevantes e confiáveis para a construção da pesquisa. O conteúdo engloba diferentes módulos: Bases de dados e Portal de Periódicos Capes; Normalização de trabalhos acadêmicos – ABNT; Mendeley - Gerenciador de referências; e Bibliotecas virtuais. Em razão da pandemia, as oficinas estão sendo oferecidas através do Google Meet. Os horários podem ser agendados através do e-mail referencia@upf.br


Serviços oferecidos

- Empréstimo domiciliar

- Levantamentos bibliográficos

- Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos

- Orientação ao uso de bases de dados

- Treinamentos/orientações para o uso de fontes informacionais (via Google Meet, pré-agendado).

Todos esses serviços podem ser solicitados via referencia@upf.br.


Egressos Programa Elos têm acesso à Rede de Bibliotecas

Buscando contribuir de forma contínua na formação humana e profissional, os egressos da UPF podem acessar todos os acervos em formato virtual (bibliotecas virtuais, portais de periódicos) disponibilizados pela Rede de Bibliotecas. Basta realizar o cadastro no Programa Elos (elos.upf.br).


Horários diferenciados em razão da pandemia:

- Biblioteca Central: das 8h às 20h (segunda a sexta-feira). E-mail: biblio@upf.br

- Biblioteca Biomédica: das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min (segunda a sexta-feira). E-mail: biblio@upf.br

- Biblioteca Carazinho: das 14h às 18h (todas as segundas, quartas e sextas-feiras). E-mail: campuscarazinho@upf.br

- Biblioteca Casca: das 12h às 18h (segunda a sexta-feira). E-mail: campuscasca@upf.br

- Biblioteca Lagoa Vermelha: das 17h30min às 19h (todas as segundas, quartas e sextas-feiras) e das 13h às 14h30min (todas terças e quintas-feiras). E-mail: campuslagoa@upf.br

- Biblioteca Sarandi: das 12h às 18h (segunda a sexta-feira). E-mail: campussarandi@upf.br

- Biblioteca Soledade: das 12h às 18h (segunda a sexta-feira). E-mail: upfsoledade@upf.br


Gostou? Compartilhe