Nove grandes empresas lançam Aliança Empresarial Norte/RS

Iniciativa busca fomentar o desenvolvimento de atividades lucrativas, que resolvam demandas relevantes em cada um dos segmentos envolvidos

Por
· 2 min de leitura
Lançamento ocorreu na noite de terça-feira (Fotos: Divulgação)Lançamento ocorreu na noite de terça-feira (Fotos: Divulgação)
Lançamento ocorreu na noite de terça-feira (Fotos: Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?

Representantes de nove grandes empresas, autoridades e demais convidados reuniram-se, na noite desta terça-feira, 17, em Passo Fundo, para o lançamento do Hub de Inovação da Imed e do Programa Aliança Empresarial Norte/RS. O ato representa um marco para o empreendedorismo, inovação e para a cultura dos negócios para a região e para o Estado, uma vez que simboliza o nascimento de um ecossistema de inovação.

Durante o evento, que seguiu os protocolos de segurança e prevenção ao coronavírus, foi possível compartilhar a concretização do projeto do Hub de Inovação criado pela Imed e do programa Aliança Empresarial Norte RS, protagonizada por BSBios, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Grupo Grazziotin, Hospital Ortopédico, Metasa e Oniz Distribuidora, juntamente da Imed. 

O grupo reúne os principais players do segmento de varejo farmacêutico e de alimentos, metalmecânico, energia, agronegócios e saúde do Sul do Brasil. Juntas, as empresas faturaram mais de R$ 15 bilhões e geram cerca de 21 mil empregos diretos e, agora, se dedicam a estimular novos empreendimentos de quem tem boas ideias. A estratégia é fomentar o desenvolvimento de atividades altamente lucrativas e que resolvam demandas importantes em cada um dos segmentos aliançados. 

A presidente do Hub de Inovação, Márcia Capellari, falou da importância desta mobilização, realizada ao longo dos últimos dois anos, e destacou que este não é um movimento político partidário. “Nós queremos formar sim um parceiro estratégico para o Rio Grande do Sul. Queremos que essa aliança impacte a economia local e regional. (...) Nós pretendemos, a partir do hub de inovação, interagir com as empresas e fomentar o desenvolvimento de um portfólio, a partir de programas de intraempreendedorismo, que vão mudar para dentro da empresa questões culturais que precisam abrir para a inovação incremental e radical, e descobrir junto com essas empresas nossas capacidades.”


A programação da noite contou ainda com o depoimentos dos CEOs das empresas parceiras, que compõem o grupo gestor da aliança. São eles: Antônio Roso, presidente da Metasa; Eduardo Capellari, presidente da Imed; Jânio Stefanello, presidente da Coprel, José Luiz Turmina, presidente da Oniz; Milton Roos, presidente do Hospital Ortopédico, Nei Mânica, presidente da Cotrijal; Pedro Brair, presidente da Farmácias São João; e Renata Grazziotin, presidente da Grazziotin. 

O presidente da Imed, Eduardo Capellari, acrescentou que, para garantir competitividade, é preciso educação de qualidade, mobilidade de capital, pessoas, gestão adequada e cabeça aberta na iniciativa privada. "Cabeça aberta significa perceber que a empresa precisa estar focada em eficiência financeira, eficiência da produtividade, mas também em eficiência da inovação. Todas as empresas que admiramos possuem essas três eficiências como prioridade. Para isso, o maior desafio é fazer empresas, executivos, proprietários e conselhos pensarem mais a longo prazo e deixar de planejar por trimestre ou por ano", observou.

Ainda marcaram presença no evento o prefeito de Soledade, Paulo Cataneo; o prefeito de Marau, Iura Kurtz; o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz; o deputado estadual, Mateus Wesp, que representou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o presidente da Randon S.A, Daniel Randon, que representa o Transforma RS, além de empresários da região Norte e representantes da sociedade civil organizada. 


Gostou? Compartilhe