Em Passo Fundo, apenas 66% das crianças foram imunizadas contra a poliomielite

Estimativa é imunizar 9.960 crianças na cidade; Dia D de vacinação ocorre neste sábado (21)

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo/Agência BrasilFoto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?

Mesmo com a prorrogação da Campanha Nacional Contra a Poliomielite até este sábado (21), quando os postos de saúde abrem para a aplicação das doses da vacina ao longo de todo o dia, apenas 66% das crianças passo-fundeses receberam a imunização contra a doença que pode provocar sequelas físicas permanentes e insuficiência respiratória nos pequenos.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde de Passo Fundo, Marisa Zanatta, relembra a importância de os pais levarem os seus filhos até uma unidade. “A vacina contra a poliomielite é a vacina que protege contra a paralisia infantil. Nós não registramos casos dessa doença no Brasil desde 1990, mas precisamos tomar muito cuidado e continuar fazendo a imunização”, considera.

Uma das justificativas da baixa cobertura é o esquecimento do que o país enfrentou até os anos 90. A erradicação de pólio pode ter disseminado uma ideia de que a vacinação não é mais necessária.

No entanto, conforme Marisa, quando a população deixa de se imunizar, novos casos podem aparecer, como ocorreu com sarampo. “É imprescindível levar as crianças para as unidades, pois, se não vacinarmos, doenças podem voltar, como é o caso do sarampo, que estava erradicado e acabou retornando”, enfatiza.

Imunização

O esquema vacinal de poliomielite é composto por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança; e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.

Na campanha, todas as crianças dessa faixa-etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização.

Em Passo Fundo, a estimativa é de imunizar 9.960 crianças.

 Locais de vacinação

Cais Boqueirão

Cais Hípica

Cais São Cristóvão

Cais Vila Luíza

ESF Adolfo Groth

ESF Jaboticabal

ESF Adriana Lírio

ESF Mattos

ESF Nenê Graeff

ESF Planaltina

ESF Ricci

ESF Santa Marta/Donária

ESF São Cristóvão

ESF Zachia

ESF Jerônimo Coelho

UBS Ivo Ferreira

UBS Adirbal Corralo

UBS Vila Nova/Santa Maria

UBS Parque Farroupilha

Ambulatório de Especialidades

Ambulatório São José

Ambulatório São Luiz Gonzaga

Central de Vacinas

ESF Jardim América

ESF Valinhos



Gostou? Compartilhe