Sábado de chuva e alerta de tempestade

Céu encoberto e queda de temperatura em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Chuva chegou no início da tarde - Foto - LC Schneider-ONChuva chegou no início da tarde - Foto - LC Schneider-ON
Chuva chegou no início da tarde - Foto - LC Schneider-ON
Você prefere ouvir essa matéria?

O sábado, que iniciou com céu claro, já tem outro cenário em Passo Fundo e região. Escureceu, uma densa camada de nuvens encobrem o Sul do país. A temperatura, que atingiu 29º C, teve queda para 21º C ao meio-dia. Rajadas isoladas de vento e nuvens escuras indicam a possibilidade de chuvas nas próximas horas. De acordo com as previsões, a instabilidade deve permanecer até o domingo. Uma chuva forte teve início pouco antes das 13 horas na área central de Passo Fundo.

Alerta

O INMET – Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja de tempestade para Passo Fundo e região, com início às 03h00 e fim às 23h59 deste sábado. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, aponta o alerta. O aviso é para uma ampla área que abrange Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Encosta Superior do Nordeste, Campos de Cima da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai e Litoral Gaúcho).

Orientação

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Gostou? Compartilhe