Programa #TeuFuturo deve crescer 1250% em 2021

Com foco no desenvolvimento de carreira na área da Ciência da Computação, formação abrangerá mais de 100 municípios gaúchos e também avançará para fora do Estado

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Após um ano desafiador, em que precisou adaptar sua metodologia para o ambiente virtual, o programa #TeuFuturo, desenvolvido pela IMED, por meio do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, encerra 2020 com a formatura de 40 estudantes e com perspectiva de crescimento na ordem de 1250% para o próximo ano.

 A iniciativa, que já formou mais de 300 estudantes, oportuniza a alunos do ensino público de Passo Fundo, Marau e Tapejara a descoberta e o desenvolvimento do talento para seguir na carreira de Ciência da Computação, oferecendo formação técnica e comportamental para conectá-los a vagas de estágio, ou primeiro emprego, em empresas que demandam esses profissionais.

 “O método online foi testado e avaliado. Tivemos três empresas apoiadoras e estamos bastante contentes com o resultado. Para 2021, queremos crescer cada vez mais. Nossa expectativa é ampliar de 40 para 500 o número de bolsas, o que representa um crescimento de 1250%. Nessa mesma lógica, vamos avançar o programa para cinco regiões do Rio Grande do Sul e também para o estado do Ceará”, adianta o líder do InovaEdu, professor Amilton Martins.

 Com apoio da Secretaria Estadual de Educação, foram ministradas 155 horas de conteúdo totalmente online, em formato síncrono - no qual os participantes são acompanhados de um professor da IMED ou da rede estadual - e assíncronos - quando as atividades podem ser realizadas em horário a sua escolha. A edição 2020 da formação foi viabilizada por meio de bolsas de estudos custeadas pelas empresas Atua Sistemas de Informação, Compasso Tecnologia e Razor Computadores.

 Com a ampliação da área de abrangência em 2021, o programa avançará para 102 municípios, incluindo Estância Velha, Eldorado do Sul, Erechim, Carazinho, Passo Fundo e Porto Alegre (RS) e Sobral (CE). “Estamos buscando empresas parceiras que nos ajudem a potencializar cada vez mais o #TeuFuturo e o desenvolvimento técnico e comportamental”, acrescenta Amilton.

 

Edição inédita forma 40 estudantes

 

Nesta quinta-feira (17), uma cerimônia online marcou a formatura dos 40 jovens selecionados para a primeira edição online do #TeuFuturo. O evento contou com a participação de autoridades da gestão pública e das empresas apoiadoras, entre eles, Décio Mazzutti, da Atua; Fernando Marcondes, da Compasso; André e Grégory Reichert, da Razor. Como oradores, discursaram os estudantes Edson Alfaro Segovia e Estéfani Ferlin.

 “O futuro chegou. A tecnologia nunca foi tão requisitada, nunca estivemos tão dependentes de um smartphone ou sinal de wifi quanto hoje em dia. Esse foi um ano difícil, porém foi um ano que nos fortaleceu e nos ensinou muito. Aprendemos que não existe zona de conforto no mercado de trabalho hoje em dia. Que se um cliente não pode ir até um restaurante, o restaurante vai até o cliente. Se o aluno não pode ir até a sala de aula, a sala de aula vem até o aluno”, observou Edson.

 “Nossa vida é feita de etapas e nessas etapas encaramos diversos desafios e oportunidades para nos aprimorarmos cada vez mais. O programa #TeuFuturo foi uma dessas oportunidades que tenho orgulho de ter abraçado, pois mudou a minha vida, como a vida dos demais colegas. Em um ano tão atípico, precisávamos de uma luz no nosso caminho e o #TeuFuturo foi essa luz”, acrescentou Estéfani.

 

Como funciona o programa

 Na prática, o programa funciona como um uma espécie de acelerador de jovens talentos, por meio da oportunização de uma carreira promissora na área da tecnologia, ao proporcionar aos jovens a possibilidade de ingresso em um setor que sofre com o déficit de profissionais no Brasil e em todo o mundo. Além disso, é importante destacar que as profissões ligadas à TI têm remuneração acima da média de outras profissões para a mesma idade, e podem ser alternativas de rompimentos inéditos de ciclos de escassez ou até pobreza nas famílias brasileiras.

 O #TeuFuturo foi criado em 2013 em Passo Fundo e, em 2019, formou sua primeira turma em Porto Alegre. Até o momento, capacitou mais de 340 jovens. Atualmente, está ligado ao programa Jovem RS - Conectado ao futuro, do Governo do Estado. Mais informações: http://teufuturo.imed.edu.br


Gostou? Compartilhe