Vestibular de Verão UPF: Área de Engenharias conta com 11 cursos de graduação

UPF inscreve até o dia 21 de dezembro para o Vestibular de Verão. O curso de Desenho Industrial é o novo curso oferecido nesta área pela Instituição

Por
· 4 min de leitura
Destaca-se, nesta área, o curso de Desenho Industrial, novo curso oferecido pela UPF (Foto: Divulgação)Destaca-se, nesta área, o curso de Desenho Industrial, novo curso oferecido pela UPF (Foto: Divulgação)
Destaca-se, nesta área, o curso de Desenho Industrial, novo curso oferecido pela UPF (Foto: Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece neste Vestibular de Verão 11 cursos de graduação na área de Engenharias. Os cursos da Instituição passaram por uma reforma curricular e renovaram seus projetos pedagógicos para 2021. Os estudantes da Universidade terão uma nova experiência de formação, mais flexível e integrada, a partir da nova identidade de ensino da Instituição: Sense UPF. Os cursos foram agrupados em áreas afins: Ciências Sociais Aplicadas; Artes e Comunicação; Engenharias; Tecnologia da Informação; Ciências Agrárias; Educação e Humanidades; e Saúde e Bem-Estar.  



Inscrições Vestibular

As inscrições para o Vestibular de Verão 2021 para 52 cursos de graduação da UPF estão abertas até o dia 21 de dezembro de 2020. A Instituição oferece duas opções de seleção: prova de redação on-line ou notas da redação do Enem de 2010 a 2019. Saiba mais em upf.br/ingresso.


Engenharias


- Arquitetura e Urbanismo: O curso prepara o estudante para a utilização dos avanços tecnológicos nos seus aspectos materiais e imateriais. Ele sairá preparado para transformar o seu mundo e a sua comunidade. O egresso UPF é completo não apenas nos aspectos técnicos da profissão, mas também psicológicos, sociais, econômicos e sociais. Isso o converte em um agente da evolução, protagonista social e definidor do futuro do espaço construído. 


- Desenho Industrial: As tendências atuais vêm indicando na direção de cursos de graduação com estruturas flexíveis e interdisciplinares, permitindo que o futuro profissional tenha opções de áreas de áreas de atuação e de conhecimento. O Desenho Industrial é uma poderosa ferramenta para potencializar o processo de inovação proporcionando uma melhor experiência para produtos e serviços. Se você é uma pessoa criativa, inquieta, gosta de projetar, está conectada às tecnologias e gosta de vivenciar experiências inovadoras, o curso de Desenho Industrial da UPF foi feito pra você.


- Engenharia de Alimentos: O curso vai preparar o aluno para ser um profissional diferenciado, capaz de desenvolver novos alimentos e processos, com foco na saúde da população e na sustentabilidade social, econômica e ambiental. A prática, a empregabilidade, a proximidade com o aluno e o ambiente agradável de convívio são as marcas desse curso. A qualidade de ensino da UPF e os mais de 20 anos na formação de engenheiros de alimentos validam a excelência dos profissionais que passaram por aqui. 


- Engenharia Ambiental e Sanitária: O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária tem o propósito de formar profissionais preparados para atuar na aplicação e desenvolvimento de novas tecnologias que busquem o desenvolvimento sustentável. O conhecimento teórico aliado a vivência prática promove um melhor entendimento das metodologias, facilitando assim, a entrada no mercado de trabalho.


- Engenharia Civil: O estudante realizará a sua formação em um curso com mais de 30 anos de experiência, que tem na sua essência o ensino baseado em projetos e, desde os níveis iniciais do curso, estará em contato com elementos da prática profissional, experimentando e conhecendo as técnicas de engenharia. 


- Engenharia Elétrica: O aluno será preparado para atender as demandas e mudanças que o mercado de trabalho exige, no contexto de Engenharia Elétrica. A aprendizagem se baseia no desenvolvimento de projetos e realização de atividades práticas. A interação dos acadêmicos com o Parque tecnológico da UPF é outro diferencial, propiciando a formação de algumas startups e abrindo caminho para o nascimento de empresas incubadas. O empreendedorismo e a inovação fazem parte da formação do nosso engenheiro. 


- Engenharia Mecânica: O curso possui excelência e sintonia com a realidade global e necessidades das indústrias da região. O curso de Engenharia Mecânica da UPF é versátil, reconhecido pela qualidade da formação profissional. Grande parte dos dirigentes das maiores indústrias da região são ex-alunos do curso. Muitos engenheiros formados na UPF ocupam importantes cargos técnicos em diferentes empresas nacionais e multinacionais. 


- Engenharia de Produção: O curso formará profissionais para atuar nos diversos setores produtivos, tanto na indústria como em serviços. O curso oferece a garantia de aprendizado com metodologia ativas. Os acadêmicos têm destaques nacionais em competições específicas da área da Engenharia de Produção e as melhores notas no Enade. Temos laboratórios modernos de processos de produção e fabricação, bem como ferramentas e softwares para simulação e otimização, integrando os conceitos da Indústria 4.0.


- Engenharia Química: A Engenharia Química também é conhecida como a Engenharia Universal, todos os objetos e materiais ao seu redor têm ou tiveram a atuação de um engenheiro químico. O curso da UPF alia a teoria com a prática, com muitas aulas práticas já desde o primeiro semestre. O aluno será constantemente incentivado a se inserir nos grupos de pesquisa e participar de atividades como a iniciação científica, simpósios, palestras e congressos, bem como participar de processos seletivos de estágios e trainees. 


- Fabricação Mecânica: O curso conta com uma estrutura curricular elaborada em atenção às necessidades das empresas e da realidade regional. O setor metalmecânico tem apresentado, nos últimos anos, um crescimento consistente na região Norte do Rio Grande do Sul, decorrente, em especial, das empresas do setor de máquinas e implementos agrícolas e do setor de estruturas metálicas, impulsionadas pela construção de grandes projetos, abertura de novos mercados e diversificação das suas áreas de atuação. Os profissionais formados pela UPF são os principais condutores do desenvolvimento da região. 


- Química (B): O curso apresenta aulas práticas na infraestrutura de laboratórios da UPF, desde o primeiro nível do curso. Tem relação direta entre teoria e prática e disciplinas de atuação profissional, que aproximam e preparam para o mercado de trabalho. Também promove visitas técnicas a indústrias e a outras instituições de ensino superior da região de Passo Fundo e do estado. Além de permitir uma diversidade de possibilidades de atribuições profissionais, apresenta disciplinas que promovem a realização de atividades de pesquisa e de extensão, estimulando a inovação e o desenvolvimento, bem como o empreendedorismo. 



Gostou? Compartilhe