UPF oferece mais de dez opções de cursos na área de Saúde e Bem-Estar

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A Universidade de Passo Fundo (UPF), que realizou a renovação dos projetos pedagógicos dos seus cursos para 2021, oferece uma nova experiência de formação, mais flexível e integrada. Os cursos foram agrupados em áreas afins: Ciências Sociais Aplicadas; Artes e Comunicação; Engenharias; Tecnologia da Informação; Ciências Agrárias; Educação e Humanidades; e Saúde e Bem-Estar. São ofertados mais de 50 cursos de graduação neste Vestibular de Verão e, nesta matéria, você vai conferir os cursos da área de Saúde e Bem-Estar: Ciências Biológicas (B e L); Enfermagem (B); Estética e Cosmética (CST); Educação Física (B e L); Farmácia (B); Fisioterapia (B); Fonoaudiologia (B); Medicina (edital próprio); Nutrição (B); Odontologia (B); Psicologia (B); e Serviço Social (B).



Saúde e Bem-Estar


- Ciências Biológicas (B) Ciências Biológicas (L): O curso de Ciências Biológicas bacharelado tem um novo currículo com ênfase em duas áreas de atuação: Meio Ambiente e Biodiversidade e Saúde. Já o curso de Ciências Biológicas licenciatura prepara professores com excelente formação pedagógica e sólidos conhecimentos teórico-práticos sobre a diversidade dos seres vivos, sua organização e suas relações com o ambiente. Ambos os cursos oferecem diversas aulas práticas, visitas técnicas e viagens de estudos. 


- Enfermagem (B): O principal diferencial do curso está na qualificação do corpo docente, na infraestrutura de aulas práticas e teóricas, na inovação tecnológica dos recursos utilizados e na inserção precoce nos cenários de prática. O curso forma enfermeiros, profissional da equipe de saúde, com ações assistenciais, educativas e gerenciais, com atuação em instituições de saúde diversas. O enfermeiro trabalha para promover a saúde das pessoas, além da prevenção de doenças. É o profissional que lida diretamente com o paciente e com seus familiares, sendo responsável pelo planejamento de assistência de Enfermagem.


- Estética e Cosmética (CST): O curso prepara os profissionais que desejam atuar no segmento da beleza, saúde e bem-estar, com uma formação completa nos três eixos norteadores: Estética Facial, Estética Corporal e Estética Capilar e seus anexos, possibilitando uma ampla atuação no mercado de trabalho com formação sólida e base científica.


- Educação Física: O aluno terá uma formação de alta qualidade, voltada às necessidades de seu campo de trabalho, aumentando consideravelmente a sua colocação nos melhores postos de trabalho, com aulas práticas, infraestrutura necessária e profissionais qualificados. A partir do Vestibular 2021/01, os estudantes ingressarão no curso de Educação Física. Após quatro semestres (2 anos), os alunos terão que optar por cursar Licenciatura (L) ou Bacharelado (B).


- Farmácia (B): É um curso que tem uma taxa de empregabilidade de 100%, que conta com uma estrutura completa, com 17 laboratórios e uma Empresa Júnior de Assessoria Farmacêutica (EJF), e estimula a visão empreendedora do futuro farmacêutico. O curso oferece oportunidades de intercâmbio em universidades de países como Portugal, Espanha e Hungria, bem como oportunidades de estágios extracurriculares remunerados em empresas, farmácias e hospitais da região. Além disso, você poderá participar de projetos de pesquisa e extensão.


- Fisioterapia (B): O curso de Fisioterapia apresenta uma formação integral com troca de experiências entre alunos de outros cursos pelo compartilhamento de disciplinas. Professores empáticos e que trazem suas expertises e realidade da profissão para o debate. Uma infraestrutura excelente. E carrega um indicador muito importante: uma empregabilidade muito alta dos egressos.


- Fonoaudiologia (B): É um curso que oferece uma grade curricular completa e integrada para uma formação de excelência. Conta com professores qualificados e comprometidos com a formação do aluno, buscando sempre oferecer um ensino diversificado, desafiador e multiprofissional. A distribuição das disciplinas durante a graduação ocorre de maneira equilibrada entre os semestres, proporcionando mais tranquilidade ao acadêmico. A área de atuação do fonoaudiólogo cresce a cada dia e a profissão vem se destacando na área da saúde. 


- Medicina (B): É um curso que tem uma tradição de 50 anos e já formou 2,4 mil médicos que estão colocados com grande sucesso profissional em âmbito regional, estadual, nacional e internacional. A grande maioria dos egressos do curso conquista aprovação nas provas de residência médica no estado e no país. O curso tem o selo de qualidade pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), concedido pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Escolas Médicas. Ou seja, o aluno vai escolher o curso que, em um universo de 500 escolas médicas brasileiras, está entre as 50 que têm este selo de qualificação. 


- Nutrição (B): É um curso estruturado para formar nutricionistas comprometidos com o bem-estar do indivíduo e da coletividade, respeitando as diferenças étnico-raciais, culturais e sociais, empenhados na promoção, prevenção, manutenção e recuperação da saúde. Para isso, durante a sua formação serão realizadas atividades na comunidade, através das ações integradas de ensino, extensão e pesquisa, que possibilitam a reflexão e a vivência das diferentes realidades por meio dos determinantes sociais da saúde.


- Odontologia (B): O curso prepara o aluno para exercer os cuidados de saúde bucal completos e de alta qualidade. Eles aprendem com tecnologias atuais e metodologias ativas de ensino e aprendizado. O curso tem um corpo docente especializado em saúde bucal orienta os futuros dentistas por meio de uma abordagem holística, educando-os a reconhecer a relação entre a saúde bucal e a saúde geral. Numa matriz atualizada e inovadora, experimentando a Odontologia baseada em evidências e com aprendizado interprofissional, os acadêmicos de Odontologia atuam em colaboração com outros estudantes das áreas da saúde da UPF, na resolução de problemas reais da comunidade. 


- Psicologia (B): É um curso pioneiro na região, com 40 anos de atuação. Seu histórico de compromisso com a saúde da comunidade regional, oferece ao acadêmico práticas supervisionadas desde o terceiro semestre, com professores qualificados e experientes (100% mestres e doutores) nos diversos campos das atividades psicológicas. Em um campus acolhedor, moderno, o aluno dispõe de laboratórios e clínica escola específica para realizar as atividades de atendimento supervisionado, iniciação científica e práticas de extensão interdisciplinares, onde poderá experienciar de fato a cultura universitária.


- Serviço Social (B): O curso tem 16 anos de história e já formou 300 profissionais, absorvidos pelo mercado de trabalho. Os egressos ocupam espaços importantes na gestão e na execução de políticas, programas e projetos sociais na região e no estado. O curso forma assistentes sociais em um percurso formativo flexível, com aulas presenciais e remotas, que contam com a presença dos professores, facilitando aos estudantes os seus estudos, aprendizagens e permanência no universo acadêmico.

Gostou? Compartilhe