Janeiro começa com bom índice de chuvas

Até a quarta-feira (06) choveu 29,4 mm em Passo Fundo, mas a previsão é de chuvas mais regulares

Por
· 1 min de leitura
As chuvas contribuíram para o desenvolvimento dos cultivos (Foto: Nikolay Zakharov/Unsplash)As chuvas contribuíram para o desenvolvimento dos cultivos (Foto: Nikolay Zakharov/Unsplash)
As chuvas contribuíram para o desenvolvimento dos cultivos (Foto: Nikolay Zakharov/Unsplash)
Você prefere ouvir essa matéria?

O começo de janeiro tem sido positivo para a soja e milho no estado. As chuvas contribuíram para o desenvolvimento dos cultivos e ao avanço do plantio do milho, que já chega 94%. De acordo com a Emater, 8% das lavouras da cultura já estão colhidas; 14% em fase em fase de floração; 26% em maturação; 22% em germinação e desenvolvimento vegetativo e 30% em enchimento de grãos. 

As precipitações esparsas e de volumes variados ocorridas na última semana também contribuíram para o avanço do plantio da soja no Estado, que chega a 99% da área total estimada. A maior parte da cultura está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo (80%), 18% em floração e 2% em enchimento de grãos. 

Previsão

Até a quarta-feira (06), já choveu 29,4 mm em Passo Fundo. A média para o mês todo é de 159 mm. As chuvas devem continuar ao longo da próxima semana. O Boletim Integrado Agrometeorológico, divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater-RS e Irga, prevê calor e possibilidade de pancadas de chuva típicas de verão, rápidas e isoladas, principalmente no Norte e Noroeste do estado entre a sexta (08) e o domingo (10).

Na segunda (11) e terça-feira (12), o deslocamento de uma frente fria produzirá chuva, com possibilidade de temporais isolados na maioria das regiões. Na quarta (13), a nebulosidade e as áreas de chuva estarão concentradas na faixa Norte.

Os volumes deverão oscilar entre 20 e 35 mm na maioria das localidades do Rio Grande do Sul e somente na Zona Sul são esperados valores inferiores a 20 mm. 

Gostou? Compartilhe