Prefeito solicita ao governador mais doses de vacina contra a Covid-19 para Passo Fundo

Além de mais vacinas para ampliar os grupos atendidos, foi solicitada a inclusão do Hospital Municipal em um plano regional de investimentos

Por
· 2 min de leitura
Foto: Leonardo RosaFoto: Leonardo Rosa
Foto: Leonardo Rosa
Você prefere ouvir essa matéria?

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida (PSB), esteve reunido com o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), para tratar de uma série de reivindicações abrangendo as áreas de Saúde e Desenvolvimento Econômico durante a tarde de terça-feira (09), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Esta foi a primeira agenda oficial do prefeito com o governador.

“Entregamos ao Governo algumas demandas importantes para fomentar a economia local e também acelerar a vacinação dos passo-fundenses. Estamos trabalhando com muito empenho na retomada do desenvolvimento e precisamos contar com o Estado”, avaliou Pedro.

Na Saúde, o prefeito apresentou dados referentes à cobertura vacinal e estratégias de enfrentamento da pandemia, reforçando a necessidade de o Governo do Estado enviar novas remessas de doses ao município. “Formalizamos ao governador nosso objetivo de receber novas remessas de doses para dar sequência à vacinação nos grupos prioritários. Nosso pedido tem base no fato de Passo Fundo ser polo regional e contar com muitos cursos nas áreas da Saúde”, relatou o chefe do Executivo local.

Ainda, o prefeito solicitou a inclusão de Passo Fundo e do Hospital Municipal Beneficente Dr. César Santos em um plano regional de investimentos públicos, garantindo a ampliação dos atendimentos através do credenciamento de novos serviços. “Esta é uma urgência que já foi apresentada à secretária Estadual de Saúde e que nós formalizamos ao governador. O Hospital Municipal está passando por reformas e revitalizações que vão dar as condições estruturais para que ofereça novos atendimentos. Para isso, precisamos de recursos para urgência e emergência”, defendeu ele.

Neste sentido, a secretária Municipal de Saúde, Cristine Pilati, explicou que a intenção é permitir que novos serviços sejam inseridos no Hospital Municipal a partir do repasse de recursos estaduais e federais, vinculados a programas importantes para assegurar os investimentos.

Ao receber as solicitações do prefeito, Leite destacou a posição de Passo Fundo como polo regional. “Passo Fundo é uma cidade estratégica, referência regional, com uma economia importante. Temos toda a motivação para auxiliar no que estiver ao nosso alcance”, afirmou o governador.

Ele enfatizou ainda o trabalho que vem sendo desenvolvido para retomar a capacidade de investimento do Estado e fomentar ações em áreas como de infraestrutura, segurança e saúde. Observou que o governo avaliará com atenção o projeto de ampliação dos serviços do Hospital Municipal, salientando a importância de se reforçar os atendimentos na área de Saúde da região a partir de Passo Fundo. 

Protocolos para eventos

Sobre o desenvolvimento econômico, o prefeito entregou ao Governo uma carta contendo a manifestação de lideranças do setor de eventos artísticos e culturais, requerendo uma atenção com os protocolos sanitários que tornem possíveis a retomada gradual de algumas atividades. “O impacto da pandemia nestes setores ainda é bastante expressivo, com muitos trabalhadores perdendo seus postos de trabalho em razão do cancelamento de eventos”, justificou Pedro.

No documento, os prestadores de serviços destacam que eventos corporativos e sociais podem ser ajustados às regras determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), garantindo não apenas a manutenção de empregos, mas também a geração de novos postos de trabalho. “Entendemos a necessidade de implantação de protocolos realmente seguros e que preservem a vida, e afirmamos que a segurança na realização de um evento é a preocupação maior desses fornecedores e empresários, que veem sua subsistência e a de seus colaboradores altamente prejudicadas por essa incerteza que toma conta do referido setor”, apontam eles.

Ouça a fala do prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, sobre o diálogo com o governador Eduardo Leite.


Gostou? Compartilhe