Exposição conta a história das tradicionais festas em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo/Divulgação PMPFFoto: Arquivo/Divulgação PMPF
Foto: Arquivo/Divulgação PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?


O Carnaval é uma festa popular que marca gerações de foliões. Quantos sonhos, arlequins, pierrôs, confetes e máscaras os carnavais realizados em Passo Fundo já viram? Pensar na história do carnaval em Passo Fundo é pensar nas memórias de todos.

Por isso, a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cultura, o Instituto Histórico de Passo Fundo e o Museu Histórico Regional revisitaram seus acervos e organizaram a exposição “Histórias de Outros Carnavais”, que acontecerá de 12 a 21 de fevereiro, na Praça de Eventos do Passo Fundo Shopping. A mostra percorre momentos especiais, como o surgimento dos primeiros blocos, em 1920, e a fundação da primeira escola de samba, na década de 50, reunindo fotografias que retratam homens, mulheres, crianças, rostos, reis, rainhas, carros e brincadeiras.

A secretária de Cultura, Miriê Tedesco, enfatiza que a mostra mantém vivas as lembranças e o significado do Carnaval. “Em tempos que estamos impedidos de viver o Carnaval em sua forma habitual, trazemos a história e, com ela, reforçamos a importância dessa manifestação para a cidade. O Passo Fundo Shopping presta um serviço à Cultura quando abre um espaço nobre para a história dessa festa popular, com registros históricos tão preciosos como os que teremos nesta exposição”, afirma.

Conforme a gerente de Marketing do Passo Fundo Shopping, Danielle Batezini, a mostra ocorrerá com o cumprimento de todos os cuidados de prevenção à Covid-19. “Entendemos que este ano, devido aos cuidados de saúde com a pandemia, não poderemos proporcionar atividades de carnaval para as famílias e crianças como sempre fazemos. Mas relembrar as festas da cidade é uma ótima forma de homenagear os precursores do Carnaval e mostrar às novas gerações como era a diversão desde o início do século XX”, destaca.


Gostou? Compartilhe