Alerta para tempestade e queda de temperatura

Rajadas de vento e virada no tempo em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Em Passo Fundo chuva começou fraca antes das 16 horas -Foto-LCSchneider-ONEm Passo Fundo chuva começou fraca antes das 16 horas -Foto-LCSchneider-ON
Em Passo Fundo chuva começou fraca antes das 16 horas -Foto-LCSchneider-ON
Você prefere ouvir essa matéria?

 O domingo começou com muito calor, tempo seco e céu parcialmente nublado em Passo Fundo e no início da tarde a temperatura chegou a 32ºC. Mas logo predominou o céu nublado e, conhecido indicativo de temporal, nuvens escuras no Boqueirão. As rajadas de vento deram início à virada nas condições do tempo que, segundo as previsões, trazem chuvas e queda na temperatura no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. Bastaram duas horas para que a temperatura baixasse pata 23º em Passo Fundo. Há indicativos de chuvas fortes para a noite, enquanto a temperatura continua caindo. As mudanças são em consequência de uma frente fria e um ciclone que se desloca entre o litoral do Uruguai e de Santa Catarina, provocando tempestades e grandes ondas no mar. A velocidade do vento tem previsão de ficar entre 40 km/h e 60 km/h, porém com mais intensidade no Sul e Leste, onde na segunda-feira deve oscilar entre 60 km/h e 80 km.

Alertas

Através de dois alertas de “perigo potencial”, o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia prevê tempestade das 11 horas de domingo às 11 horas de segunda-feira. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo”. O alerta é para todo o Rio Grande do Sul, incluindo encostas Inferior e Superior do Nordeste, Campos de Cima da Serra, Planalto Médio, Missões e Alto Uruguai. Também são afetadas parte do Paraná, o litoral e o sul de Santa Catarina. O segundo alerta do INMET é de declínio de temperatura a partir da 00h00 de segunda-feira até ao meio-dia de terça-feira, também para as mesmas áreas.


Gostou? Compartilhe