Projeto prevê reforma do piso da praça Marechal Floriano

Proposta atual é restaurar todas as áreas de calçamento danificadas

Por
· 1 min de leitura
Foto: Diogo Zanatta/PMPFFoto: Diogo Zanatta/PMPF
Foto: Diogo Zanatta/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, confirmou nesta sexta-feira (23), que as secretarias de Planejamento (Seplan) e a de Transportes e Serviços Gerais estão trabalhando na construção de um projeto prevendo a restauração do piso original da praça Marechal Floriano, no centro da cidade. Tradicionalmente conhecida como Praça da Cuia, o local tem registrado novos pontos em que o piso está com pedras soltas e buracos, impossibilitando o trânsito dos pedestres, mesmo após as reformas que já foram realizadas.

De acordo com Pedro, o edital de licitação para a reforma completa do piso deverá estar pronto nos próximos dias especificando, entre outros itens, a utilização da pedra portuguesa similar à original, datada de 1942. “Esta é uma condição importante, porque queremos garantir a restauração do piso sem descaracterizar a historicidade da praça. Valorizar este aspecto é reconhecer o local como um dos nossos patrimônios históricos e culturais”, resumiu o prefeito.

Segundo a Seplan, as recuperações anteriores do piso foram feitas apenas nos trechos com as maiores oscilações no calçamento para atender as necessidades funcionais de quem transita pelo local. A diferença para o projeto proposto atualmente, conforme a arquiteta da secretaria, Marielen Colpani, é a revisão de toda a infraestrutura da praça. Além do piso, a pasta também avalia a possibilidade de alteração do meio-fio, construído em pedra basáltica.

O secretário de Planejamento, Giezi Schneider, explicou que a organização para a nova obra contempla a busca de fornecedores capazes de garantir a entrega da matéria-prima necessária para manter as características originais do piso. “Isso inclui, também, o chamamento de um calceteiro e de mão de obra especializada neste restauro, uma vez que queremos preservar os desenhos e os alinhamentos que tornaram a Praça um dos principais pontos turísticos de Passo Fundo”, apontou Schneider, complementando que “a restauração estruturada e prevista na elaboração do termo de referência que está sendo trabalhado vai garantir que o problema do piso seja resolvido de uma vez por todas”.


Monumentos

Em outra frente de atuação, a Prefeitura está trabalhando na limpeza dos monumentos históricos da cidade. Na quinta-feira (22), servidores da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais efetuaram a limpeza do monumento construído na década de 1920 em homenagem ao intendente do Município, coronel Gervásio Annes.

Gostou? Compartilhe