Prefeitura anuncia compra de 750 notebooks e programa de internet patrocinada para rede municipal de educação

Iniciativas têm o objetivo de ampliar o fomento às ferramentas tecnológicas, qualificando o ensino da rede pública. Município também subsidiará a aquisição de notebooks para os professores da SME

Por
· 2 min de leitura
Diogo Zanatta/PMPFDiogo Zanatta/PMPF
Diogo Zanatta/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?

Novos investimentos em tecnologia, infraestrutura de rede de informática e ampliação do acesso às ferramentas digitais estão na pauta da Prefeitura de Passo Fundo. Nesta semana, o prefeito, Pedro Almeida, confirmou quatro ações que estão sendo trabalhadas concomitantemente para permitir, além da qualificação do ensino, a implementação de novos projetos pedagógicos. “Não há como pensar a educação sem falar na garantia do acesso à tecnologia. Por isso, estamos trabalhando fortemente para melhorar as condições da rede de informática em nossas escolas, subsidiar a compra de notebooks para os nossos professores e também melhorar os equipamentos que estão à disposição das instituições de ensino”, declarou ele.

Diante disso, explicou Pedro, o Município anunciou a compra de 750 notebooks para serem distribuídos entre as escolas da rede municipal de educação. “A Prefeitura, reconhecendo a importância da tecnologia, está fazendo este investimento substancial na aquisição deste produtos. Queremos que nossos alunos e professores tenham ferramentas úteis para o ensino-aprendizagem”, defendeu o chefe do Executivo, complementando que esta ação resultará em outra, focada em novos projetos. “Anunciamos, dias atrás, a criação dos learning spaces, que são espaços de aprendizagem que vão substituir os laboratórios de informática. E, para isso, os notebooks são fundamentais, porque promovem mobilidade e também ampliam as perspectivas para que possamos promover novos programas”.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, acredita que esta proposta estrutura a rede de ensino para os desafios e as novas realidades educacionais. “A tecnologia precisa acompanhar os alunos e os professores, por isso a mobilidade proporcionada pelos notebooks é essencial. A reorganização dos espaços de informática das escolas, que nós vamos começar pela EMEF Daniel Dipp, tem este caráter”, argumentou ele.


Internet patrocinada

Neste contexto, a Prefeitura também está trabalhando na construção de soluções que facilitem o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem dos alunos que não tem condições de custear a franquia de internet. “O programa de internet patrocinada é uma ferramenta que vamos oferecer a toda a rede de educação municipal. Para isso, trabalhamos em uma plataforma que vai permitir o acesso a este ambiente digital de ensino sem custo”, disse Pedro.


De acordo com Teixeira, a proposta é oferecer um aplicativo para smartphone no qual o aluno terá acesso integral aos conteúdos disponibilizados pelas escolas. “O que a Prefeitura vai custear é o tráfego de dados feito dentro deste aplicativo, por isso é um programa construído para celulares”, referendou o secretário.


Professores também terão acesso

Outra proposta confirmada pelo prefeito diz respeito ao subsídio financeiro que será concedido pelo Município para que os professores possam comprar novos notebooks. “A Prefeitura vai subsidiar o valor de R$ 1 mil e a diferença poderá ser parcelada diretamente na folha salarial dos professores, sem juros. É um estímulo para que os professores também possam se atualizar no que diz respeito aos seus equipamentos”, informou Pedro.

Para o secretário de Educação, além das questões tecnológicas, os professores da rede municipal de ensino estão participando de processos de formações continuadas. “São cerca de 35 trilhas formativas iniciadas ainda antes do início do ano letivo. Nestes espaços trabalhamos diversas questões importantes para a educação e a pedagogia”, avaliou Teixeira, acrescentando ainda que todos estes processos também estão sendo acompanhados pela reestruturação da rede interna das escolas. “São trabalhos e ações que se complementam”.

Gostou? Compartilhe