Cães regatados em canil irregular devem ser castrados e ainda não serão doados

A SMAM destaca que existem centenas de cães e gatos disponíveis para doação no município

Por
· 1 min de leitura
Animais estavam em situação de maus tratos (Foto: Michel Sanderi/Divulgação PMPF)Animais estavam em situação de maus tratos (Foto: Michel Sanderi/Divulgação PMPF)
Animais estavam em situação de maus tratos (Foto: Michel Sanderi/Divulgação PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?

A Prefeitura de Passo Fundo divulgou hoje (13) mais informações sobre o destino de cerca de 50 animais resgatados em canil irregular ontem (12), em ação conjunta com o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

Os cães foram encaminhados para clínicas veterinárias, onde além de receberem os cuidados necessários, passam por avaliações clínicas para identificar o seu estado geral de saúde. Conforme as condições apresentadas, eles serão castrados para que seja encerrado o ciclo de procriação.

Os cães que estiverem aptos serão entregues a fiéis depositários mediante assinatura de termo de guarda provisória. “Após a conclusão do processo administrativo, bem como decisão judicial sobre o caso, poderemos avaliar a viabilidade de adoção dos animais. Considerando que trata-se de questão ainda sob análise, iremos deixá-los com protetoras que possuem cadastro na SMAM ou pessoas que têm cadastro como lares temporários para fins de acompanharmos esses animais”, explica secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers.

A Secretaria relata que tem recebido inúmeras ligações telefônicas com pedidos de adoção desses animais. Conforme a Brigada Militar, os cães são de raças pequenas. Diante dessa procura, a SMAM destaca que a cidade tem centenas de cães e gatos disponíveis na ONG que possui contrato com o Município, além de outros que estão com protetoras independentes, em lares temporários. “Nós temos muitos animais para adoção responsável, que estão à espera de um lar. Quem estiver interessado em adotar pode entrar em contato com a SMAM, que estaremos passando informações e apresentando animais de acordo com o perfil procurado”, pontua Gabriela.

Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente e a Coordenadoria de Bem Estar Animal disponibilizam dois telefones: o 54 3317-2529 e o 54 3312-920. Pessoas que estão pensando em adotar um animal podem entrar em contato e obter orientações sobre como proceder.

Ainda, em uma ação conjunta, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores estão divulgando, nas redes sociais, animais que estão para adoção. A ideia é ampliar a visibilidade e as chances de eles encontrarem uma família.


Gostou? Compartilhe