Prefeitura amplia para 100 o número de serviços digitais oferecidos à população

Solicitações online para diversas secretarias e processos eletrônicos reduzem a burocracia e aceleram a tramitação de demandas apresentadas pela comunidade

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 Foto: Diogo Zanatta/PMPF Foto: Diogo Zanatta/PMPF
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“Menos burocracia significa mais agilidade para o cidadão”, disse o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, ao confirmar, nesta segunda-feira (16), que a prefeitura chegará, nos próximos dias, aos 100 serviços digitais oferecidos à população. “Este é um compromisso que assumimos com a cidade: tornar mais ágeis a tramitação de diversos pedidos. Nossas secretarias estão se adequando às inovações necessárias para garantir que possamos promover a evolução dos processos, reduzindo o tempo de espera e a resposta das demandas que recebemos”, observou ele.

Conforme Pedro, o programa Obra Fácil, que reduzirá o volume de documentos necessários para que a Secretaria Municipal de Obras (SMO) analise os pedidos de liberação de construções de pequeno impacto, está em fase de inclusão no ambiente digital da prefeitura e será o marco do centésimo serviço virtual oferecido pela Administração. “Um dos diferenciais do Obra Fácil é, justamente, a redução considerável dos documentos solicitados e a possibilidade de o pedido ser feito totalmente online. O cidadão não precisará mais se deslocar até a secretaria para protocolar a solicitação e vai poder acompanhar a tramitação também pelo ambiente virtual”, afirmou o prefeito.


Serviços mais acessados

De acordo com o secretário de Administração, Fernando Boeira, a comunidade tem se beneficiado com os diferentes serviços digitais oferecidos pela municipalidade. “Os serviços estão facilitando e reduzindo a burocracia para o cidadão”, relatou ele, destacando que entre os mais acessados estão as emissões de certidões, os pedidos para liberação de alvarás, solicitações para substituição de iluminação pública, consultas ao Diário Oficial Eletrônico e também demandas relativas aos tributos municipais, como o IPTU, o ISS e o ITBI.

Para o secretário, além de tornar as demandas da comunidade mais ágeis, os processos eletrônicos e os serviços digitais oferecidos pela Prefeitura tornaram-se fundamentais durante este período de pandemia. “Observamos o quanto as pessoas estão conectadas e buscando resolver problemas utilizando ferramentas tecnológicas. Pela internet está sendo possível evitar filas, reduzir o tempo de espera por respostas e agilizar diversos procedimentos. Vamos continuar incrementando ainda mais estes espaços da Administração e fazendo uma Prefeitura cada vez mais próxima”, resumiu Boeira.

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