Ação orienta comunidade sobre o câncer em crianças e adolescentes

HSVP promoveu atividades educativas sobre o diagnóstico precoce da doença

Por
· 1 min de leitura
Foto: Ana Paula Koenemann/Comunicação HSVPFoto: Ana Paula Koenemann/Comunicação HSVP
Foto: Ana Paula Koenemann/Comunicação HSVP
Você prefere ouvir essa matéria?

Neste sábado (25), os passo-fundenses foram surpreendidos com uma mensagem de conscientização sobre o perigo de uma doença silenciosa: o câncer infantojuvenil. Um áudio transmitido por um carro de som na Carreata Mês Dourado chamava a atenção de todos para a importância do diagnóstico precoce: "Quando a doença é identificada no início as chances de cura chegam a 80%!". A ação foi promovida pelo Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo em parceria com o Auto Club Veículos Antigos PF.

Após circular pelas ruas da cidade, o grupo de voluntários seguiu até o Passo Fundo Shopping. No espaço, os estudantes da Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer HSVP/UPF/SMS realizaram abordagens educativas envolvendo o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes. Hoje, no Brasil, o grande desafio é atingir o nível de cura registrado nos países desenvolvidos. Mas, o HSVP já é referência no atendimento de pacientes na faixa etária de 0 a 19 anos.

O médico Pablo Santiago, coordenador do Centro Oncológico Infantojuvenil, pede que os pais fiquem atentos aos sintomas que são decisivos para o início do tratamento "cansaço permanente, febre por vários dias, dores de cabeça, perda de 5 a 10% do peso corporal, suores noturnos excessivos, sintomas hematológicos como palidez, sangramentos e hematomas. O surgimento de ínguas na região do pescoço e embaixo do braço, além do inchaço abdominal também indicam que algo está errado", observou.

Os integrantes do Auto Club Veículos Antigos PF participaram com 13 carros antigos. Para Carlos Nino Feijó, a Campanha Setembro Dourado merece ser abraçada por todos os segmentos da nossa sociedade. "Quando fomos convidados para a carreata não medimos esforços em ajudar. Afinal, é um gesto de cuidado e amor com a nova geração", destacou o presidente do Auto Club Passo Fundo. 


Gostou? Compartilhe