Alunos da rede municipal realizam ação ambiental

As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agenda 21

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Na Semana Municipal do Meio Ambiente, diversas atividades são realizadas no município para aprender um olhar mais atento aos recursos naturais e o papel que cada um tem em preservá-los. As escolas de Passo Fundo realizam ações diariamente durante a semana, na busca de tornar o tema um debate cotidiano em sala de aula.

Entre as programações especiais, a Sala Futura recebeu um grupo de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fredolino Chimango, na manhã dessa terça-feira (02). As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agenda 21, que com apoio da Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental (APPA), organizam a Semana Municipal de Meio Ambiente junto a Prefeitura de Passo Fundo.

A Sala Futura tem o objetivo de discutir e produzir material sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Nesse sentido, a primeira atividade feita com os alunos foi um experimento prático da simbiose entre o solo e as plantas e o cuidado com a natureza. Na mesma linha, seguiu a exibição do episódio “Carbono Neutro”, do Programa Um Pé de Quê?, do Canal Futura, que aborda as diferentes espécies de árvores no Brasil, o incentivo para o plantio de árvores e o aquecimento global, um fenômeno causado pela elevada emissão de gases do efeito estufa – responsável pela manutenção do calor na Terra – que acaba elevando a temperatura de todo o planeta.

Por fim, os alunos entregaram mudas de ipê-amarelo aos pedestres que passavam em frente ao Complexo Cultural Roseli Doleski Pretto. Para a aluna Maria Luísa Varela, a manhã foi especial: “é muito interessante, porque pode conscientizar muitas pessoas da importância que tem o meio ambiente”, observou. Maria Luísa e outros alunos da escola também participaram do Programa Uma Criança, Uma Árvore, da Prefeitura de Passo Fundo

O programa realiza um trabalho de educação ambiental no município. Cada criança nascida é homenageada com o plantio de uma árvore nativa e o certificado desta ação. Desta forma, são plantadas mudas de árvores na área urbana do município. Para criar esta nova cultura, as ações são estendidas para diferentes espaços públicos e escolas, onde a comunidade, especialmente as crianças e jovens, são convidados a plantar árvores e preservar o meio ambiente.

Gostou? Compartilhe