Procissão deve reunir milhares de fiéis na quinta-feira

Data celebra, para os católicos, o dia da instituição da Eucaristia. Por causa do feriado, alguns serviços terão horário diferenciado

Por
· 3 min de leitura
Em 2014, a procissão reuniu cerca de cinco mil pessoasEm 2014, a procissão reuniu cerca de cinco mil pessoas
Em 2014, a procissão reuniu cerca de cinco mil pessoas
Você prefere ouvir essa matéria?

A comemoração de Corpus Christi está entre os dez feriados brasileiros. A data ocorre 60 dias depois da Páscoa e sempre em uma quinta-feira, fazendo alusão à Quinta-feira Santa – quando se deu a instituição da Eucaristia. Neste ano, em Passo Fundo, a procissão terá início às 14h com saída da Catedral Metropolitana, segue pelas ruas General Neto e General Canabarro e termina na Praça Capitão Jovino, em frente a Paróquia Santa Terezinha, onde acontece bênção do Santíssimo e missa. Caso chova, a procissão não acontece e todas as paróquias celebrarão missa às 15:00.

Este é o terceiro ano em que a procissão termina em frente a praça Capitão Jovino, e não mais na praça Tamandaré, como tradicionalmente acontecia. Conforme o padre Darcy de Carli, coordenador da área pastoral de Passo Fundo, a mudança do local da missa, que ocorria na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, se deu devido ao trajeto percorrido. “Fizemos a experiência de mudar o caminho da procissão e deu certo. Avaliamos positivamente e resolvemos manter a missa e a benção final na Santa Terezinha”, pontua.

Tapetes

Confeccionados de serragem, borra de café, areia, folhas e outros materiais, os tradicionais tapetes possuem um significado especial para os cristãos. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo, é carregado pelos padres nas ruas enfeitadas e os fiéis só podem pisar nos desenhos após a sua passagem. Porém, há alguns anos, os tapetes deixaram de ser elaborados pela Arquidiocese de Passo Fundo devido à questão ambiental e a limpeza das ruas. Darcy lembra que o objetivo dos tapetes é ornamentar o local por onde Jesus vai passar, porém, o importante é fazer o melhor para receber o Cristo. “O grande objetivo de Corpus Christi não é o tapete, é caminhar com Jesus. Em 2015, no lugar dos tapetes, faremos um Gesto Concreto e as pessoas levarão um quilo de alimento não perecível para ser doado”, comenta.

Entretanto, algumas escolas e entidades ainda mantém as tradições. No Instituto Estadual Cecy Leite Costa, alunos se reúnem no dia da festa e ornamentam a calçada em frente ao colégio, na Avenida Presidente Vargas. De acordo com a professora de artes, Estela Pimentel Godinho, a montagem dos tapetes inicia às 7h30 e envolve os mais de mil alunos dos três turnos do educandário. Ela destaca que a iniciativa também integra todas as disciplinas, já que a ornamentação aborda várias temáticas. Neste ano devem ser elaborados mais de 40 tapetes e os assuntos retratados serão os 50 anos da escola, a Campanha da Fraternidade 2015 e a alimentação saudável.

 

Serviço

Por causa do feriado, alguns serviços terão horários diferenciados nesta quinta-feira (4). Confira:

Mercados

Conforme informação do Sincogêneros, por determinação na convenção coletiva, os mercados, hipermercados e supermercados estarão fechados no feriado.

Comércio

O horário do funcionamento do comércio de Passo Fundo nesta quinta-feira é livre, conforme estabelecido em convenção do Sincomércio. Por esta razão, os estabelecimentos podem abrir e ainda contar com a mão de obra de seus colaboradores, desde que os proprietários tenham enviado escala ao sindicato e respeitem o horário do contrato do trabalhador.

Shopping

O horário de funcionamento do Bella Città Shopping no feriado do dia 04 será igual ao praticado aos domingos, ou seja, a praça de alimentação e as áreas de lazer começam a funcionar às 11h e seguem até às 22h. As lojas terão funcionamento opcional das 14h às 20h e o mercado estará fechado.

Ônibus

As linhas de ônibus da Codepas, Transpasso e Coleurb estarão funcionando com os horários de domingo.

Coleta de lixo

O serviço de coleta de lixo não será realizado na quinta-feira e volta a funcionar normalmente na sexta-feira (5).

Unidades de saúde

As Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios e Cais permanecerão fechados no feriado e retomam o atendimento na sexta-feira. Quem precisar de atendimento deve buscar o Hospital Municipal, que funciona normalmente na quinta-feira.

Segurança Pública

A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros terão atendimento ininterrupto 24 horas pelos telefones 190 e 193 respectivamente. A Polícia Civil também possui plantão 24 horas através do telefone 197.

Corsan

Os serviços essenciais serão mantidos normalmente. O atendimento ao público será via Corsan 24 Horas (0800 646 6444).

FGTAS/Sine

As agências de todo o Estado estarão fechadas durante o feriado. O atendimento ao público será retomado na sexta-feira, mas com restrições. Não serão prestados os serviços de intermediação de mão de obra e de encaminhamento do benefício do seguro-desemprego devido à manutenção preventiva do Portal Mais Emprego determinada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os serviços de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e ações do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) serão mantidos. Os demais atendimentos serão retomados na próxima segunda-feira (8).

Gostou? Compartilhe