Os voluntários do grupo Guerreros Del Sol organizam os últimos detalhes para o Projeto Natal Solidário. Neste ano, cerca de 400 crianças dos bairros Donaria e Morada do Sul passarão à tarde do dia 24 de dezembro na sede do CTG Eduardo Müller participando das atividades. Esta será a quarta edição do projeto. Durante o evento, são disponibilizados brinquedos infláveis, alimentação, ônibus e o grupo ainda leva um Papai Noel com presentes às crianças.
A novidade deste ano será uma aula de saúde e higiene bucal. O coordenador do projeto, Marlon Rodrigues, pontua que muito mais do que proporcionar um dia diferente às crianças, os voluntários buscam deixar uma marca e ensinar os pequenos. “A saúde bucal começa desde o início. No dia 27 de setembro [em outra atividade do grupo], fomos a uma escola do bairro Donaria. De uma turma de 10, oito crianças estavam com cáries. É algo que nos surpreendeu bastante e foi quando pensamos em trazer a aula de higiene bucal. Desde o primeiro momento, buscamos trazer atividades que permitem o aprendizado dessas crianças, não apenas aquela tarde diferente levando o refrigerante, o cachorro quente ou a mesa de doces. A gente gostaria de proporcionar algum tipo de ensinamento a eles”, argumenta.
Sobre os guerreros
O grupo começou em 2013, em Santa Maria, pela iniciativa do DJ Marlon Rodrigues e do irmão dele. Lá, atenderam o Lar de Mirian. Em 2014, alguns amigos de Marlon integraram o grupo. Naquele ano, também atenderam uma comunidade Beira Trilho de Santa Maria e expandiram as atividades para Passo Fundo. A primeira atividade aqui foi no dia 12 de outubro, quando o grupo visitou a Donária. No dia 25 de dezembro, os guerreros realizaram o primeiro Natal Solidário. Desde então, movidos pela vontade de ajudar e transformar a vida de mais crianças, os voluntários vêm expandindo as atividades. “Os bairros que nós atendemos são caracterizados pela vulnerabilidade social. Quando tu chegas ao local e se depara com aquela realidade social, porque muitas vezes a gente não tem contato, é uma surpresa”, analisa o coordenador, sobre os impactos desse trabalho aos participantes.
Doações e voluntariado
São cerca de 40 voluntários que participam, além do Natal Solidário, de atividades em diferentes datas comemorativas. Além de empresas parceiras, como a Coleurb – que providencia o transporte das crianças no Natal – os Guerreros Del Sol dependem da generosidade das pessoas. Os eventos são promovidos apenas com doações. Para as ações de domingo (24), ainda é possível doar. Marlon Rodrigues afirma que o que não for utilizado no Natal, será usado durante as ações ao longo de 2018 como Páscoa, Dia das Crianças, entre outras. Quem tiver interesse em doar para o projeto ou ser voluntário pode entrar em contato com o grupo por meio da Fanpage https://www.facebook.com/guerrerosdelsol.2014/ ou https://www.facebook.com/2014.natalsolidario/.
Voluntários organizam mais um Natal Solidário
· 2 min de leitura