XIII Congresso Brasileiro de Buiatria ocorre na UPF

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
Discutir a evolução do campo e a saúde da produção de bovinos, ovinos, caprinos e bubalinos. Esse é o objetivo do XIII Congresso Brasileiro de Buiatria, que ocorre de 10 a 13 de setembro, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF). 

A Associação Brasileira de Buiatria é uma entidade que reúne médicos-veterinários especializados em saúde e produção de bovinos, ovinos, caprinos e bubalinos. O termo buiatria deriva originalmente das palavras gregas boys (bovino) e iatrike (tratamento). De acordo com o professor Dr. Ricardo Zanella, que é presidente da Associação Gaúcha e Brasileira de Buiatria, a realização do Congresso é um marco na história da buiatria gaúcha. “Pela primeira vez na história da buiatria, este evento está ocorrendo no Rio Grande do Sul. Nesse evento, poderemos aprofundar nossos conhecimentos, estreitar laços, rever paradigmas e evoluir como profissionais”, disse. 

Conforme Zanella, a realização do evento em Passo Fundo possibilita que médicos-veterinários da região participem do Congresso. “Esse é um evento nacional que estamos trazendo para Passo Fundo e para a UPF. Isso significa dar valor ao interior, para que os profissionais da região consigam participar do evento. A região de Passo Fundo concentra mais de 60% da bacia leiteira do estado, então, a participação dos médicos-veterinários que aqui atuam é muito importante”, afirmou. 

O Congresso está subdividido em uma parte teórica e outra parte prática, com a realização de minicursos. A palestra de abertura abordará as “Perspectivas para o melhoramento leiteiro após uma década de avaliações genômicas” e será ministrada pelo Dr. João Walter Durr, da Council on Dairy Cattle Breeding.

Mais informações sobre o Congresso e a programação completa podem ser consultadas no site www.congressobuiatria.com.br.
Gostou? Compartilhe