Cursos de medicina formarão 200 profissionais por ano

Capacidade nos três cursos instalados em Passo Fundo será consolidada a partir de 2020. Além disso, outros 10 cursos de graduação oferecem formação em diferentes especialidades na área da saúde

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

O oferecimento de serviços na área da saúde já é uma tradição de Passo Fundo. Além disso, tem se fortalecido nas últimas décadas a formação de profissionais da Medicina, bem como de outras especialidades da área da saúde. Impulsionada por instituições como a Universidade de Passo Fundo (UPF), Faculdade Meridional (Imed) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a cidade se destaca no cenário educacional. A partir do próximo ano, o município terá capacidade de formação de cerca de 200 médicos por ano entre as três instituições.


Além dos três cursos de Medicina mantidos por essas instituições, outros cursos na área da saúde são oferecidos em diferentes modalidades (presencial e a distância). Somadas, as vagas oferecidas apenas na modalidade presencial chegam a quase 2 mil, nas diferentes áreas.
A pós-graduação, em nível de especialização e residência (médica ou multiprofissional), também promove o aperfeiçoamento de profissionais de diferentes áreas. Apenas na UPF, no primeiro semestre de 2019 foram formados 50 profissionais especialistas, concluintes dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, Atenção ao Câncer e Cardiologia, do Programa de Residência Profissional Integrada em Medicina Veterinária e do Programa de Residência Profissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde foram criadas a partir da promulgação da Lei nº 11.129 de 2005 e são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, a partir das necessidades e realidades locais e regionais que abrangem as profissões da área da saúde. Há ainda o oferecimento de mestrado e doutorado na área da saúde.

Gostou? Compartilhe