Passo Fundo registra três mortes por novo coronavírus

Pacientes estavam internados em hospitais locais e apresentavam comorbidades

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Em dois dias, Passo Fundo registrou três mortes por infecção de Covid-19. Dois pacientes eram residentes no município, enquanto o outro era natural da cidade de Marau.
A primeira morte foi notificada ainda na quarta-feira (8) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O homem, um marauense de 53 anos, estava internado desde o dia 28 de março na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após ter sido transferido do município vizinho. Com histórico médico de insuficiência cardíaca, ele teve a testagem positiva para contaminação pelo novo coronavírus no dia 1º de abril quando houve a emissão do diagnóstico pelo Laboratório Central de Saúde (Lacen).
A segunda morte, atestada na madrugada de quinta-feira (9) pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), foi a de uma mulher, residente em Passo Fundo. Aos 61 anos, ela encontrava-se internada em estado grave desde o dia 29 de março também com diagnóstico de coronavírus, agravado por outras enfermidades crônicas como diabetes melitus e hipertensão. Poucas horas depois da segunda morte, um terceiro óbito de outro paciente passo-fundense foi confirmado pelas autoridades de saúde. No final da manhã do mesmo dia, um homem de 89 anos, que estava internado desde o dia 27 de março em um dos hospitais do município, faleceu vítima de Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, ele apresentava doenças respiratória e neurológica crônicas.

Índice infeccioso sobe na região
A curva de infecção pelo novo coronavírus, contudo, não apresenta índices ascendentes apenas em Passo Fundo. Em Marau, cidade com o primeiro óbito na região, o Centro de Operações Emergenciais (COE) já contabiliza nove pacientes positivos para a doença, sendo quatro em isolamento domiciliar e quatro hospitalizados em Passo Fundo. De acordo com o último boletim epidemiológico atualizado pelo município, os dois primeiros cidadãos diagnosticados com coronavírus tiveram alta médica, enquanto oito ainda aguardam o resultado laboratorial e 125 permanecem em isolamento domiciliar.
Em Serafina Corrêa, município com o primeiro caso positivo na região notificado ainda em março, o índice de contaminação subiu para cinco, na quinta-feira (9). Uma mulher, de 60 anos, apresentou os sintomas iniciais no dia 6 abril e foi hospitalizada. No mesmo dia, foi transferida para uma unidade hospitalar em Passo Fundo, onde, segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O ex-prefeito do município, que governou em dois mandatos pelo Partido Progressita (PP), foi o quinto caso confirmado na localidade. Aos 65 anos e com histórico clínico de doença cardíaca, a testagem positiva para o SARS-CoV-2 foi confirmada no dia 5 de abril. Com a evolução no quadro de saúde, o político recebeu alta da UTI e permanece em observação no centro de atenção ao coronavírus no HSVP. Sem histórico de viagem, ambos os pacientes tiveram a infecção por contágio comunitário.
Além dos casos confirmados, o município já descartou 14 suspeitas e monitora outras 82 pessoas em 20 residências por serem consideradas de risco por terem mantido contato com pacientes infectados. Dois pacientes serafinenses já estão curados da enfermidade.
Desde o início do surto, na região, os números progridem em algumas cidades, mas ficam estagnados em outras. Em Erechim, por exemplo, ainda se mantém com três casos confirmados da doença, assim como em Vila Maria, que contabiliza um caso, e Paraí, com dois.
Secretaria de Saúde registra 18 casos em Passo Fundo
A evolução na curva de contágio também é visível em Passo Fundo. Em um dia, dois novos casos foram confirmados no município, elevando para 18 o número de contaminados pelo coronavírus. Conforme o último Boletim Epidemiológico, divulgado no final da tarde de quinta-feira (9), são 23 o índice de pessoas que testaram positivo, se somado aos casos na região. Além do contágio local, cinco outros contaminados foram diagnósticos em municípios vizinhos.
Ainda segundo aponta o relatório, 51 pessoas aguardam o resultado do teste, na cidade, 9 estão hospitalizadas já com a confirmação da doença e outras 8 esperam o diagnóstico nos leitos hospitalares. Desde o início do monitoramento, 126 casos já foram descartados em Passo Fundo, com o teste negativo para coronavírus.

Gostou? Compartilhe