Chuva deve continuar na região e amenizar estiagem

Por
· 1 min de leitura
Luciano Breitkreitz / ON Luciano Breitkreitz / ON
Luciano Breitkreitz / ON
Você prefere ouvir essa matéria?

A Defesa Civil do Estado emitiu na tarde de quarta-feira (20), um alerta para a possibilidade de chuvas intensas, com risco de temporais, raios, ventos e granizo em diversas regiões do RS, entre elas na região de Passo Fundo. De acordo com meteorologista da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Cátia Valente, “uma frente fria acompanhada de chuvas intensas, está entrando no Estado pela Fronteira Oeste e será importante para amenizar os efeitos da estiagem”. Nos próximos três dias poderá chover entre 50 e 100 milimetros em muitas cidades gaúchas, de acordo com a meteorologista.

No estado, 390 municípios já decretaram situação de emergência devido a estiagem. Em Passo Fundo está em vigor um decreto de situação de emergência na área rural.  Por isso, a chuva vem em boa hora. “Qualquer chuva agora é muito bem vinda”, afirma o pesquisador da Embrapa Trigo Gilberto Rocca da Cunha. Ele explica que existem duas preocupações atualmente: a recuperação dos mananciais de água, importantes para o abastecimento, e da recuperação da umidade do solo, “para o estabelecimento das culturas de inverno”. 

No entanto, é necessário que as chuvas ocorram com certa regularidade. “O que precisamos agora é da regularização da passagem de frentes frias e consequentemente uma volta a normalidade dos evento de chuva”, explica o pesquisador. Após a chuva, as temperaturas devem baixar acentuadamente no final de semana. “Como é comum nesta época do ano”, afirma Cunha.

Gostou? Compartilhe