5º Seminário Nacional de Inclusão Digital inicia na próxima semana

Cultura digital na educação será o tema desta edição. Programação terá oficinas, workshops, conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?
Inicia na próxima segunda-feira, dia 7 de maio, a quinta edição do Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid). Promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo (Gepid/UPF), o evento terá como tema “Cultura Digital na educação”. As atividades serão realizadas na Faculdade de Educação (Faed) e no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da UPF, em uma programação intensa que se estende ao longo dos dias 7, 8 e 9 de maio.
 
Segundo o coordenador do evento, o professor Adriano Canabarro Teixeira, a temática dessa edição nasce da constatação de que as práticas criativas da era digital, além de colocar em xeque as instituições da era industrial – como a escola e a universidade –, impõem grandes diferenças na natureza dos produtos e processos criativos.  Em um mundo de informações digitais em fluxo, cada indivíduo pode criar seus momentos de aprendizagem sobre temas de seu interesse.  
 
Uma das principais novidades nessa edição é que, pela primeira vez, todas as atividades realizadas durante os três dias de evento serão gratuitas e abertas à comunidade. A novidade, segundo os organizadores, é uma forma de fomentar a questão da cultura digital e chamar a atenção das pessoas para a importância desse debate. “A gente quer criar um ecossistema criativo, em que as pessoas possam vir, experimentar coisas, passear, interagir com outras pessoas”, explica Teixeira. 
 
A programação dessa edição inclui o Senid Junaj e do Senid Infano, workshops, conferências, mesas redondas, a I Etapa da 6ª olimpíada de Robótica Educativa Livre e o 2º Scratch Day UPF, e também oficinas, relatos experiência, lançamentos de livros e apresentação de artigo. 
 
Entre as atividades paralelas, o Senid terá ainda o II Workshop de Cultura Digital na Educação, o III Seminário de Inovações Educacionais, o I Workshop de Cultura Digital para área de TI, o I Workshop sobre Metodologias Ativas e o II Encontro dos Grupos de Educadores Google do RS e o III Encontro dos Núcleos de Tecnologia Educacionais do Estado do RS. 
 
A programação completa e todas as informações sobre o Senid estão disponíveis no site upf.br/senid.
Gostou? Compartilhe