Dia Mundial da Síndrome de Down celebra contribuição desse grupo à sociedade

O Dia Internacional da Síndrome de Down este ano celebra a inserção desse grupo no mercado de trabalho

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Celebrado neste 21 de março em todo o planeta, o Dia Mundial da Síndrome de Down foca este ano na contribuição desse grupo de pessoas nas escolas, no trabalho e nas suas comunidades.As Nações Unidas celebram a data desde 2012. Este ano, o objetivo é estimular os portadores da síndrome a compartilhar as maneiras com que participam da vida em sociedade, seja na escola,na família ou  mercado de trabalho. A informação é da ONU News.

 

A ONU calcula que entre 3 mil a 5 mil crianças nasçam por ano com Down, sendo que a incidência de um bebê ter a síndrome é de uma a cada mil nascimentos. A qualidade de vida das pessoas com Down pode melhorar com assistência de saúde que inclui exames regulares para monitorar a saúde física e mental, terapia ocupacional e da fala e aconselhamento.

 

Trabalho

Hoje, cada vez mais, é comum verem portadores da enfermidade ocuparem o mercado de trabalho. Lisabeth Arruda, de São Paulo, tem um filho com Síndrome de Down. Cláudio, de 32 anos, trabalha desde os 19. Há sete anos, ele é professor e instrutor de equitação na Hípica Paulista. Em entrevista à ONU News, Lisabeth diz que essa oportunidade de trabalho tem ajudado para que mais pessoas se conscientizem sobre a realidade de viver com Down.

 

“A cada dia nós temos a inserção maior das pessoas com deficiência intelectual na sociedade, no mercado de trabalho. E minha maior constatação é quando ouço de uma mãe que ter o Cláudio no trabalho faz com que o filho dela cresça não olhando para diferenças. E isso é fundamental para uma sociedade mais ampla, sem preconceitos e sem diferenças,” comenton.

 

O Dia Mundial da Síndrome de Down foi adotado pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2011 e entrou em vigor no ano seguinte.

Gostou? Compartilhe