Emergência do HC é selecionada para programa de melhorias

Plano de ação irá otimizar a qualidade assistencial do serviço hospitalar de urgência

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Hospital da Cidade (HC) está entre os dez hospitais selecionados na primeira etapa, entre toda a rede pública do Brasil, para integrar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A intervenção através do Proadi-SUS no Hospital da Cidade ocorrerá por meio da melhoria dos processos gerenciais que envolvem o atendimento em saúde na Unidade de Emergências Médicas.
 
O Comitê Gestor do Proadi-SUS, com o apoio de hospitais de excelência a nível nacional estará integrado à equipe administrativa e de assistência do HC para a implementação das mudanças propostas, que refletirão na qualificação do atendimento para  a comunidade regional. A equipe do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, integra o grupo de trabalho, apontando as oportunidades de melhorias.
 
O comitê consultor do Proadi-SUS será responsável pelo apoio na execução do plano de ação, fortalecendo a otimização do fluxo, a capacidade de resposta e a qualidade assistencial do serviço hospitalar de urgência. “A efetivação das adequações gerenciais na assistência à população ocorrerá através do método Lean de Melhoria de Processos, conhecido mundialmente pela assertividade na gestão dos recursos e processos” salienta o administrador do Hospital da Cidade, Luciney Bohrer. Uma das etapas desta transição iniciará no dia 1º de junho, a partir desta data os atendimentos na Unidade de Emergências Médicas do HC serão restritos a casos de urgência e emergência.
 
O HC é referência macrorregional norte do Estado do Rio Grande do Sul para o Sistema Único de Saúde que compreende os 144 municípios da 6°, 11°, 15° e 19° Coordenadorias Regionais de Saúde, respectivamente das cidades de Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, abrangendo uma população de aproximadamente 1milhão de habitantes. “O Hospital da Cidade está agora imbuído na reforma e ampliação da Emergência para que o serviço seja mais adequado e mais próximo à realidade. Hoje com a demanda regional, a nossa emergência ficou pequena, nós já estamos trabalhando neste projeto, que será iniciado em pouco tempo” pontua o coordenador médico do HC, Dr. Rosemar Stefenon. O estudo para ampliação e reforma da Unidade de Emergências Médicas foi apresentado ao ministro da saúde no início do mês de abril por uma comitiva de representantes da direção médica e administrativa do Hospital da Cidade e da Prefeitura de Passo Fundo. Desde então, o plano está inserido em uma série de avaliações e visitas diagnósticas gerenciadas pelo Ministério da Saúde.
 
Proadi-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), possibilita que as entidades de saúde de referência participem do desenvolvimento do SUS, transferindo tecnologias de gestão e de atenção úteis para serem adaptadas pela rede pública. 

Gostou? Compartilhe