Futuros bombeiros passam por últimos treinamentos

Formatura de seis novas turmas no Estado não vai amenizar defasagem de efetivo no Batalhão de Passo Fundo

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Com data de formatura marcada para o próximo dia 11, o grupo de 25 alunos do curso de bombeiros iniciou ontem, o treinamento de campo técnico, na fazenda da Brigada Militar, em Passo Fundo. A intenção é reproduzir diversas situações de resgate enfrentadas no dia a dia dos bombeiros.


O treinamento iniciou na manhã de ontem e tem previsão de encerrar por volta das 22h de hoje. O grupo está acampado no local. Os futuros bombeiros iniciaram as aulas em junho do ano passado em Passo Fundo. Até a metade deste mês, outras seis turmas serão formadas nas cidades de Santa Cruz, Esteio, Bento Gonçalves, Cruz Alta e Porto Alegre.


Conforme o Capitão Airton Ickert, nos dois dias de treinamentos, os alunos serão responsáveis pelo atendimento de diversos resgates simulados. "Eles vão formar as patrulhas e coordenar todo o trabalho. São situações como fogo em mato, resgate de vítima presa em buraco, salvamento em altura, entre outras. A partir de hoje é com eles", explica.


Mesmo com a formação de seis novas turmas, o problema da falta de efetivo deve permanecer no 7º Batalhão de Bombeiro Militar, cuja sede fica em Passo Fundo. A unidade é responsável pelo atendimento em 132 cidades, maior área de abragência de todo o Rio Grande do Sul. Desse total, apenas 10 delas possuem bombeiros. Conforme Ickert, faltam pelo menos 100 homens no Batalhão. "Temos uma defasagem de 57% em nosso efetivo. Os novos soldados devem reforçar o Batalhão em Porto Alegre e Região Metropolitana".


A previsão é de que as unidades do interior serão reforçadas somente a partir do ano que vem, com a formação das próximas turmas que estão iniciando os testes físicos ainda este mês. Haverá turmas em Passo Fundo e Erechim.

Gostou? Compartilhe