Inscrições abertas para o Grupo de combate ao Tabagismo

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Você sabe o que é tabagismo?

O tabagismo é a dependência psicológica e física do tabaco. A substância está presente em produtos como cigarros, narguilés e charutos. O consumo regular de tabaco é responsável por mais de 50 doenças, entre elas pelo menos 12 tipos de câncer. É considerado dependente do tabaco quem fuma regularmente, não consegue ficar sem a substância e, se fica, experimenta diversos sintomas relacionados a uma crise de abstinência.  

 

Os números do tabagismo! 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo.  Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostrou que os fumantes convivem com algumas probabilidades preocupantes. Quem fuma tem:

·5 vezes mais chances de sofrer um infarto;

·5 vezes mais chances de desenvolver um enfisema pulmonar – uma doença degenerativa que atinge os pulmões;

·O dobro de chances de sofrer um derrame cerebral em relação à pessoas que não fumam.

 

Tabagismo tem cura?

Sim! O tabagismo tem cura, e o melhor, o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. A Secretaria Municipal de Saúde de Não-Me-Toque disponibiliza, anualmente três grupos para o auxílio às pessoas que desejam parar de fumar. O próximo grupo inicia agora, em agosto, será realizado nas quartas-feiras das 15:00 às 16:00 iniciando no dia 08 de agosto. As inscrições são limitadas e iniciam dia 25 de julho, terminando em 01 de agosto.

 

Para realizar a inscrição e obter mais informações, vá até a Unidade Básica de Apoio (Rua Coronel Alberto Schmitt, nº 99 – mesmo prédio da Farmácia Municipal) e leve junto seu Cartão do SUS. Não deixe essa oportunidade passar, seu momento de parar de fumar pode ser agora!

Gostou? Compartilhe