Mães Notre Dame são homenageadas

Comemorações aconteceram nas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação em Passo Fundo

Escrito por
,
em
A emoção marcou as atividades realizadas pela escola

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Possibilitar um momento carinhoso de convívio e de integração entre os educandos e aqueles que, em suas vidas, desempenham a função materna: essa foi a proposta das instituições de ensino Notre Dame, para festejar o Dia das Mães – celebrado neste domingo (13).
Para isso, desde sábado (05), o Colégio Notre Dame promoveu uma série de atividades comemorativas.


Naquela manhã, os educandos do 5º Ano do Ensino Fundamental, acompanhados por seus homenageados, visitaram o Sítio São Miguel. No local - mantido pela Rede de Educação Notre Dame no interior de Passo Fundo -, adultos e crianças participaram de um circuito de atividades artísticas, esportivas e psicomotoras, além de ter visitado suas instalações e ter realizado trilha pela vegetação local. Ainda na sede campestre, as figuras maternas receberam o carinho dos estudantes, fosse por meio de desenhos e palavras ou de beijos e abraços. Já na segunda (07) e na terça-feira (08), as homenageadas foram as dos educandos matriculados do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental.


Nas dependências escolares, ao entardecer, elas assistiram às apresentações musicais e às leituras por meio das quais as crianças demonstraram o afeto e a gratidão que sentem por elas. Além disso, as convidadas uniram-se aos educandos, para realizar atividades lúdicas, como confecção de chocalhos e pulseiras, e para participar de oficinas de sensibilização musical e de brincadeiras antigas. Tudo isso, claro, entre sorrisos sinceros e juras de amor. 

 

Nos demais dias letivos que antecederam o Dia das Mães, foram as crianças matriculadas na Educação Infantil que convidaram suas figuras maternas a participar de diferentes vivências. Dança, jogos e oficinas, além de momentos de espiritualidade e de representação dos sentimentos, integraram a programação, que possibilitou, ao mesmo tempo, a descontração e a troca de carinhos. As comemorações, contudo, prosseguem na próxima semana, quando os educandos do 6º e do 7º Ano do Ensino Fundamental vão demonstrar seu amor pelas homenageadas do segundo domingo de maio.


Promover momentos de afeto e interação entre os educandos e suas figuras maternas também foi a tônica das comemorações promovidas pela Escola Notre Dame Menino Jesus. Elas, porém, possibilitaram que tais vivências fossem compartilhadas com os demais familiares.


No sábado (05), as homenageadas pelas crianças matriculadas do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental e em todos os segmentos da Educação Infantil reuniram-se, pela manhã e à tarde, respectivamente, no Auditório da instituição de ensino, onde participaram de um momento de espiritualidade. Coordenado pela agente de Pastoral Escolar, Irmã Lurde Aparecida de Souza, ele proporcionou a elas a oportunidade de agradecer a Deus pela bênção de ser mãe, além da de receber o carinho dos educandos. Após o momento de oração, tanto aqueles que exercem o dom da maternidade quanto os demais membros da família participaram de uma série de oficinas, nas quais puderam, por exemplo, confeccionar artesanato, dançar, pintar e relaxar.


Já na segunda-feira (07), foram os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental que, como homenagem para as suas figuras maternas, convidaram os familiares a visitar a Escola. Depois de um momento de espiritualidade, os presentes, então, participaram do “Chá em Família”, no qual degustaram os diferentes sabores de um lanche compartilhado.


A partilha do alimento, como forma de celebrar, também ocorreu na Escola de Educação Infantil Santa Isabel, onde, entre quinta (10) e sexta-feira (11), aqueles que desempenham a função materna foram convidados pelas crianças a saborear bolos e biscoitos preparados por elas mesmas. A comemoração, promovida tanto no início da manhã quanto no final da tarde, também proporcionou momentos de alegria e encantamento aos homenageados, uma vez que incluiu apresentações artísticas e benção, protagonizadas e proferida pelos próprios educandos.

Gostou? Compartilhe