UPF recebe milhares de vestibulandos neste Vestibular de Inverno

Movimentação no Campus I já é grande no final da manhã deste sábado, 9 de junho. A prova inicia logo mais, às 14h

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe, neste sábado, 9 de junho, 5.332 vestibulandos no processo seletivo do Vestibular de Inverno. A prova inicia a partir das 14h, no Campus I, em Passo Fundo. No final desta manhã, a movimentação de inscritos e acompanhantes dos vestibulandos já é significativa. Os aprovados ingressam nos cursos de graduação no segundo semestre de 2018.

Neste Vestibular, o curso que registrou maior procura pelas vagas foi Medicina, para o qual cada vaga será concorrida por 77,44 candidatos. Ainda dentre os mais concorridos, estão Direito noturno, com 3,90 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, com índice de 3,69 candidatos por vaga; e Odontologia, com 3,20 candidatos por vaga.

A Valentina Antoniazzi Brotto, de 17 anos, prestará vestibular para o curso mais concorrido. A preparação foi intensa para este momento. “É um passo bem importante. A preparação é bem intensa. É bastante tempo estudando e tendo que se preparar. Exige bastante dedicação e esforço e tem que abrir mão do tempo livre, mas é para uma boa causa. Eu acredito que tudo tem seu tempo. É a segunda vez que faço vestibular para Medicina. Eu acredito que tudo tem seu tempo”, declara a vestibulanda.

Muitos pais, familiares e amigos estão no campus acompanhando os candidatos. A mãe da Valentina também veio apoiar a filha. “A mãe faz vestibular junto. É um momento que dedicamos apoio total e entendemos toda essa agitação e correria, bem como esse estudo de tempo integral. Confio muito nela e estou aqui como um suporte. Sabemos que é uma disputa difícil, mas o resultado virá”, comenta a mãe, Débora Antoniazzi.

Atividades especiais para acompanhantes dos vestibulandos nesta tarde
Durante a realização das provas, enquanto aguardam, os pais e os acompanhantes dos alunos serão recepcionados no espaço localizado no prédio do Iceg B5/LCI, a partir das 14h30min. Haverá a recepção feita pela Reitoria e, também, a presença da equipe do Setor de Bolsas, que estará prestando informações sobre financiamentos e bolsas oferecidos pela UPF. O público também poderá participar de atividades recreativas como bingo, com sorteio de brindes; cinema no auditório (filme Extraordinário) e oficina de Pilates, massagens e relaxamento, conduzidas por acadêmicos do curso de Fisioterapia. Além disso, haverá verificação de pressão arterial e outras orientações, realizadas por acadêmicos do curso de Enfermagem UPF.

A prova inicia às 14h
Como em processos seletivos anteriores, os cursos são divididos em Grupo 1, cujos candidatos fazem apenas a prova de Redação, e Grupo 2, no qual os candidatos respondem às provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. As provas do Grupo 1 ocorrem das 14h às 15h30min, enquanto os candidatos a cursos do Grupo 2 têm das 14h às 19h para responderem às questões e redigirem a Redação.

Vestibular em números

- Número geral de inscritos: 5.332 candidatos
- Cursos mais concorridos:
Medicina: 77,44 candidatos por vaga
Direito noturno: 3,90 candidatos por vaga
Medicina Veterinária: 3,69 candidatos por vaga
Odontologia: 3,20 candidatos por vaga
- Candidatos oriundos de 9 estados: Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Santa Catariana.
- Número de pessoas envolvidas para realizar o processo seletivo de inverno: 550 pessoas

Gostou? Compartilhe